26.8.17

ADVERTÊNCIA A RESPEITO DOS ESCRIBAS E FARISEUS - MATEUS 23,1-12 : REFLEXÃO DE ANINHA







Nosso modo de ser e de agir com simplicidade e solicitude nos aproximam das pessoas .... No banco onde pagamos conta pessoalmente - porque assim preferimos, dentre muitos atendentes, uma moça simpática se destaca pelas características acima e gostamos muito de sermos atendidos por ela...

Assim na vida religiosa, com sacerdotes, religiosos, irmãos, poderemos ter um relacionamento harmonioso porque temos em comum a nossa fé, o temor e o fervor a Deus na busca diária de conversão, seguindo e servindo o Senhor...

Quando Jesus aconselha às multidões e aos seus discípulos para observar e fazer  o que dizem os mestres da lei e os fariseus sobre a lei de Moisés, ele testemunha e exalta a veracidade da lei, mas os adverte, simultaneamente, para não imitar as ações daqueles que a interpretam, como nos narra Mateus no evangelho de hoje: 

                                           

'Naquele tempo, Jesus falou às multidões e aos seus discípulos: “Os mestres da lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a lei de Moisés. Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los nem sequer com um dedo. Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços e põem na roupa longas franjas. Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas. Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de mestre. Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de mestre, pois um só é vosso mestre e todos vós sois irmãos. Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é o vosso guia, Cristo. Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”.' Mateus 23,1-12.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque sabemos que Jesus é nosso Bom Pastor; o Caminho, a Verdade e a Vida que nos conduz a vós e é por ele, com ele e nele que queremos ser, estar e permanecer – João 10,11; 14,6; 6,56! Amém!

Pai Amado, na unção de vosso Espírito Santo ajuda-nos Senhor, e ‘cumulai-nos de humildade e espírito de serviço’ para discernirmos corretamente o nosso modo de ser e de agir, em palavras, gestos e ações para que a nossa conduta vos seja agradável e aos irmãos, em todas as circunstâncias de nossas vidas, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e pelos 'pais e mães que buscam construir famílias fraternas e tementes ao Senhor'. Amém!

Brasília-DF., 26 de agosto de 2017
             Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário