31.8.17

O VIGILANTE DONO DE CASA. O SERVO FIEL E PRUDENTE - MATEUS 24,42-51 : REFLEXÃO DE ANINHA




‘Nós, homens e mulheres..., nossos dias são como a relva: florescemos como as flores dos campos; apenas roça-nos um vento e já desaparecemos, e ninguém mais reconhece os nossos lugares – Sl 103,15-16’.

Ficai preparados, diz-nos Jesus, pois seremos julgados pela nossa conduta, e assim como todos passaremos, nosso Deus e Pai em Cristo Jesus não passará e eis que ele está conosco até a consumação dos séculos e escatologicamente, ele virá - Mt 28,20; Jo 1,50.

Caríssimos, o conhecimento da palavra de Deus desde a infância nos ensina a agir para o bem; nos anima e nos consola nos momentos difíceis... Eu estava com quatro anos de idade quando meu pai faleceu... Na minha juventude, presenciei o desespero de uma pessoa que na iminência da morte – devido a um câncer terminal, chorava e gritava desesperadamente: ‘não quero morrer...’. Como isso tocou em mim profundamente e às outras pessoas que ali estavam.... Foi muito triste! Jesus é a Fonte da Vida, e ele quer que estejamos com ele - Jo 17,24!

Nascer e morrer, faz parte da vida e quando Jesus nos adverte para que vigiemos, estejamos preparados; sua palavra nos guia, porque ele é o Caminho, a Verdade e a Vida, que nos conduzirá ao Pai, de onde viemos e para Ele voltaremos e com Ele ficaremos, para toda a eternidade – Jo 14,6!
                                              




'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor. Compreendei bem isto: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. Por isso, também vós ficai preparados! Porque na hora em que menos pensais, o Filho do homem virá. Qual é o empregado fiel e prudente que o senhor colocou como responsável pelos demais empregados, para lhes dar alimento na hora certa? Feliz o empregado cujo senhor o encontrar agindo assim quando voltar. Em verdade vos digo, ele lhe confiará a administração de todos os seus bens. Mas se o empregado mau pensar: ‘Meu senhor, está demorando’ e começar a bater nos companheiros, a comer e a beber com os bêbados, então o senhor desse empregado virá no dia em que ele não espera e na hora que ele não sabe. Ele o partirá ao meio e lhe imporá a sorte dos hipócritas. Ali haverá choro e ranger de dentes”.' Mateus 24,42-51.

Diz-nos a Igreja que ‘A partir da Ascensão, o advento de Cristo na glória é iminente – Ap 22,20, embora não nos “caiba conhecer os tempos e os momentos que o Pai fixou com sua própria autoridade” – At 1,7; Mc 13,32. Este acontecimento escatológico pode ocorrer a qualquer momento – Mt 24,44; 1Ts 5,2, ainda que esteja “retido”, tanto ele como a provação final que há de precedê-lo - 2Ts 2,3-12. ’ CIC 673.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai pelos nossos antepassados e nossos pais que nos deixaram seus testemunhos de fé e de vida cristã e nos ensinaram a acreditar, confiar e esperar em vós, graças Pai! Glórias e louvores vós, Senhor!

Pai Amado, na unção de vosso Espírito Santo, dai-nos sabedoria e entendimento para apreciarmos os bens temporais, agindo para fazer o bem a nós mesmos, aos irmãos e ao mundo,  sem perder de vista os bens eternos, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte, amém!

Brasília-DF., 31 de agosto de 2017
          Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário