4.8.17

JESUS EM SUA PRÓPRIA TERRA - MATEUS 13,54-58 : REFLEXÃO DIÁRIA





Quando convidada para trabalhar como secretária executiva voluntária em uma instituição católica beneficente, o Sacerdote me advertiu que existiam pessoas que gostariam de estar naquele cargo e que eu não me surpreendesse com alguma atitude não acolhedora.... Aquela observação me escandalizou e pude constatar que a Igreja é realmente uma grande família com irmãos que muitas vezes não têm empatia por nós...

Tenho como experiência de vida que quando somos realmente felizes a ascensão de irmãos a cargos importantes em quaisquer atividades, deveria servir de motivação para sermos dedicados e competentes como eles e não ser por ventura, causa de desagregação, em consequência de inveja, por exemplo...

Jesus foi criado em Nazaré e quando lá esteve embora admirado por muitos, foi questionado por pertencer a uma família simples e que serviu de argumento para ser desdenhado ou diminuído por seus conterrâneos quanto à sua origem, como nos narra Mateus no evangelho de hoje:
                                             


'Naquele tempo, dirigindo-se para a sua terra, Jesus ensinava na sinagoga, de modo que ficavam admirados. E diziam: “De onde lhe vem essa sabedoria e esses milagres? Não é ele o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? E suas irmãs não moram conosco? Então, de onde lhe vem tudo isso? ” E ficaram escandalizados por causa dele. Jesus, porém, disse: “Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família! ” E Jesus não fez ali muitos milagres, porque eles não tinham fé.' Mateus 13,54-58.

Jesus foi Filho único de Maria e José – Jo 19,25-27 e a respeito de seus “irmãos” e “irmãs”, é muito importante sabermos o que a Santa Igreja nos ensina: ‘...A Igreja sempre entendeu que as passagens - Mc 3,31-35; 6,3; 1Cor 9,5; Gl 1,19, não designam outros filhos da Virgem Maria: com efeito, Tiago e José, “irmãos de Jesus” – Mt 13,55, são filhos de uma Maria discípula de Cristo – Mt 27,56 que significativamente é designada como “a outra Maria” – Mt 28,1. Trata-se de parentes próximos de Jesus, consoante uma expressão conhecida do Antigo Testamento – Gn 13,8; 14,16; 29,15 etc.’ CIC 500.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, o vosso amor de Pai nos acolhe a todos indistintamente e assim devemos acolher os irmãos! Ajuda-nos Pai, na força de vosso Espírito Santo a não sermos obscurantistas, egoístas, vaidosos, nem invejosos, mas respeitemos e valorizemos os irmãos aonde quer que nós estejamos, porque poderemos ser surpreendidos por eles com algo bom que nem imaginávamos conceber!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós Mãe para que tenhamos um coração aberto, dócil, receptivo, ‘corrigindo nossas fraquezas e negligências’ em relação ao próximo, amém!

São João Maria Vianney – Presbítero e Confessor, França – Ars, 1786-1859, padroeiro dos párocos e presbíteros, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo! Amém!

     Brasília-DF., 04 de agosto de 2017 

           Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário