Cerca de 1250 antes de Cristo, Moisés e depois dele, os Profetas, escreveram sobre Jesus de Nazaré, o filho de José; e Filipe, contemporâneo de Jesus, diz à Natanael, tê-lo encontrado...
Filipe testemunha a Natanael a verdade da palavra de Deus para com Jesus Cristo; Jesus Cristo reconhece Natanael como um homem sincero e profetiza sobre a sua glorificação, como nos narra João no evangelho de hoje:
"Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: “Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na lei e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José”. Natanael disse: “De Nazaré pode sair coisa boa? ” Filipe respondeu: “Vem ver! ” Jesus viu Natanael, que vinha para ele, e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. Natanael perguntou: “De onde me conheces? ” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel”. Jesus disse: “Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás! ” E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade, eu vos digo, vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem”.' João 1,45-51.
Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai pela coerência e verdade da vossa palavra anunciada, proclamada a todos indistintamente, para que percorramos e sigamos o caminho, as veredas do vosso amor!
Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo para que também como Natanael-Bartolomeu, Filipe e os vossos apóstolos, anunciemos e testemunhemos a vossa palavra, em gestos, palavras e ações porque verdadeiramente as vossas palavras são eternas e se realização como nos diz São João, evangelista, ‘na nova Jerusalém, na qual um dia, por vossa graça, viveremos para sempre – Ap 21,9-14’! E nós acreditamos, confiamos e esperamos, no Senhor! Amém!
Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a sermos dóceis e obedientes à Palavra do Senhor ‘ da qual recebemos luz e alegria’, amém!
São Bartolomeu, Apóstolo - Palestina, século 1º, chamado Natanael. Segundo antiga tradição, foi evangelizador da Índia e da Armênia, onde encontrou o martírio, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo, amém!
Brasília-DF., 24 de agosto de 2017
Ana Miranda Bessa
Nenhum comentário:
Postar um comentário