18.8.17

DEBATE SOBRE O MATRIMÔNIO - MATEUS 19,3-12 : REFLEXÃO DIÁRIA





Todos temos um projeto de vida que é o de ser feliz ... Mas, as tribulações são inerentes em nossas vidas e o próprio Jesus foi quem nos advertiu – Jo 16,33. As dificuldades que deparamos no nosso dia a dia, tanto em casa, como na escola, no trabalho, borbulham como as águas correntes que se batem com as pedras, mas que seguem o seu curso, até que se consiga chegar aonde terá que chegar....

No casamento, poderá ser semelhante e mesmo que tenha havido um namoro, um noivado, um tempo de conhecimento mais profundo de um e de outro, ainda assim acontecerá conflitos ... Nesses momentos, o ideal é silenciar ... ‘Deixar ir e deixar Deus agir ...’. Depois, serenados os ânimos, conversar, dialogar, abrir o coração, derramar a alma um com o outro naquilo que doeu, machucou ... A humildade e a sinceridade são fundamentais para esclarecer, desanuviar o que está ou esteve encoberto...


Caríssimos, 'cativar alguém, exige tempo, mas vale a pena', como o é a nossa causa pelo Reino dos Céus...'.

'Naquele tempo, alguns fariseus aproximaram-se de Jesus e perguntaram, para o tentar: “É permitido ao homem despedir sua esposa por qualquer motivo? ” Jesus respondeu: “Nunca lestes que o Criador, desde o início, os fez homem e mulher? E disse: ‘Por isso, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne’? De modo que eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe”.

                                        

 Os fariseus perguntaram: “Então, como é que Moisés mandou dar certidão de divórcio e despedir a mulher? ” Jesus respondeu: “Moisés permitiu despedir a mulher por causa da dureza do vosso coração. Mas não foi assim desde o início. Por isso eu vos digo, quem despedir a sua mulher – a não ser em caso de união ilegítima – e se casar com outra, comete adultério”. Os discípulos disseram a Jesus: “Se a situação do homem com a mulher é assim, não vale a pena casar-se”. Jesus respondeu: “Nem todos são capazes de entender isso, a não ser aqueles a quem é concedido. Com efeito, existem homens incapazes para o casamento porque nasceram assim; outros, porque os homens assim os fizeram; outros, ainda, se fizeram incapazes disso por causa do reino dos céus. Quem puder entender, entenda”.' Mateus 19,3-12.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai por nos ensinar que a abertura de coração dá o sentido ideal ao perfeito diálogo entre marido e mulher, que se estende à  vida em sociedade como um todo, porque onde existe o amor e a verdade que liberta, o Senhor aí está!

Pai Amado, na força e na unção de vosso Espírito Santo, suscitai em nós o respeito, a doação, o cultivo do amor para honrarmo-nos um ao outro em nosso casamento, e nos corações dos casais em fase de separação ou separados, a certeza da ‘vossa presença misericordiosa junto a eles’, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ‘pelas famílias, para que vivam em paz e sejam exemplo de unidade e solidariedade’, amém!

            Brasília-DF., 18 de agosto de 2017 
                       Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário