29.8.17

EXECUÇÃO DE JOÃO BATISTA - MARCOS 6,17-29 : REFLEXÃO DE ANINHA




Ainda em pleno século 21, cristãos são martirizados por professarem e testemunharem a fé em o Deus de Amor – 1Jo 4,16 que nos ama com amor eterno – Sl 136 e nos pede que nos amemos uns aos outros como ele nos ama – Mt 22,34-40, quando então já experienciaríamos o céu, aqui na terra...

O sangue de Jesus derramado na cruz, é a fortaleza de todo cristão... Assim como Jesus doou a sua vida em resgate por muitos – Mc 10,45, aqueles que são martirizados, doam as suas vidas pela verdade anunciada e testemunhada por ele e sabem que Ele é a Ressurreição pois quem nele crê, ainda que morra, viverá ... Jo 2,19;11,23-27.

Caríssimos, fortaleçamo-nos no Senhor – Lc 22,19-20, pois no mundo teremos tribulações por causa de quem - pela vaidade e intolerância,  têm poder para executá-las de forma arbitrária e impunemente, mas lembremo-nos que Jesus venceu o mundo – Jo 16,33, vive e reina no Reino de seu Pai e nosso Pai, seu Deus e nosso Deus – Jo 20,17!

'Naquele tempo, Herodes tinha mandado prender João e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, mulher do seu irmão Filipe, com quem se tinha casado. João dizia a Herodes: “Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão”. Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas não podia. Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava. Finalmente, chegou o dia oportuno. Era o aniversário de Herodes, e ele fez um grande banquete para os grandes da corte, os oficiais e os cidadãos importantes da Galileia. A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e seus convidados. Então o rei disse à moça: “Pede-me o que quiseres e eu to darei”. E lhe jurou, dizendo: “Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino”.

                                                   

 Ela saiu e perguntou à mãe: “O que vou pedir?” A mãe respondeu: “A cabeça de João Batista”. E, voltando depressa para junto do rei, pediu: “Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista”. O rei ficou muito triste, mas não pôde recusar. Ele tinha feito o juramento diante dos convidados. Imediatamente, o rei mandou que um soldado fosse buscar a cabeça de João. O soldado saiu, degolou-o na prisão, trouxe a cabeça num prato e a deu à moça. Ela a entregou à sua mãe. Ao saberem disso, os discípulos de João foram lá, levaram o cadáver e o sepultaram.' Marcos 6,17-29

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus nós vos amamos, acreditamos, confiamos e esperamos em vós ó Pai – Sl 27,14; Is.30,18; Mq 7,7.

Pai Amado, sabemos que podemos nos perder quando dominados pelas emoções e vos pedimos Pai, nos momentos de tensão e de tribulação, conceda-nos a graça e a unção de vosso Espírito Santo para que esteja sobre nós para nos ensinar a falar a verdade que vos agrada e agir para bem realizar a vossa vontade – Lc 12,11-12, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós para que anunciemos e testemunhemos a nossa fé no Senhor, com coragem e destemor, em todas as circunstâncias de nossas vidas, amém!

São João Batista, precursor do Messias, martirizado por ser fiel à sua missão e denunciar a injustiça dos poderosos, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo, amém!

          Brasília-DF., 29 de agosto de 2017 

                    Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário