8.8.17

CAMINHANDO SOBRE AS ÁGUAS - MATEUS 14,22-36 : REFLEXÃO DIÁRIA





A interdependência humana abrange todos os seguimentos sociais onde os dons se manifestam em cada grupo de atividade visando o crescimento e o desenvolvimento inerentes às múltiplas funções e peculiaridades para o bem comum ..., espera-se! Existe uma hierarquia de valores no universo, na natureza, na humanidade, onde, regra geral, todos necessitamos uns dos outros!

Deus necessitou de anjos e de pessoas para expressar-nos a sua vontade e por último enviou-nos Jesus Cristo, seu Filho Unigênito que escolheu e chamou os doze primeiros apóstolos – Lc 6,12-16, tendo à frente Pedro – Mt 16, 13-20, que duvidou ser Jesus caminhando sobre as águas e o desafia a fazê-lo também caminhar com ele, como nos narra Mateus no evangelho de hoje:

                                      

'Depois que a multidão comera até saciar-se, Jesus mandou que os discípulos entrassem na barca e seguissem, à sua frente, para o outro lado do mar, enquanto ele despediria as multidões. Depois de despedi-las, Jesus subiu ao monte para orar a sós. A noite chegou e Jesus continuava ali, sozinho. A barca, porém, já longe da terra, era agitada pelas ondas, pois o vento era contrário. Pelas três horas da manhã, Jesus veio até os discípulos, andando sobre o mar. Quando os discípulos o avistaram andando sobre o mar, ficaram apavorados e disseram: “É um fantasma”. E gritaram de medo. Jesus, porém, logo lhes disse: “Coragem! Sou eu. Não tenhais medo! ” Então Pedro lhe disse: “Senhor, se és tu, manda-me ir ao teu encontro, caminhando sobre a água”. E Jesus respondeu: “Vem! ” Pedro desceu da barca e começou a andar sobre a água, em direção a Jesus. Mas, quando sentiu o vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: “Senhor, salva-me! ” Jesus logo estendeu a mão, segurou Pedro e lhe disse: “Homem fraco na fé, por que duvidaste? ” Assim que subiram na barca, o vento se acalmou. Os que estavam na barca prostraram-se diante dele, dizendo: “Verdadeiramente, tu és o Filho de Deus! ” Após a travessia, desembarcaram em Genesaré. Os habitantes daquele lugar reconheceram Jesus e espalharam a notícia por toda a região. Então levaram a ele todos os doentes; 'e pediam que pudessem ao menos tocar a barra de sua veste. E todos os que a tocaram ficaram curados. Mateus 14,22-36.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos bendizemos, nós vos damos graças Pai pela vossa imensa glória! Pai de bondade, perdoa-nos Senhor pelas vezes que fomos fracos, medrosos e duvidamos da vossa presença e do vosso poder no meio de nós, como estavas com Moisés – Nm 12,1-13 e como estás com Jesus para nos dar coragem, caminhar conosco, nos salvar: perdão Senhor, misericórdia!

Pai Amado, na força e na unção de vosso Espírito Santo dá-nos sabedoria e entendimento a fim de vivenciarmos com o Senhor a intimidade da oração para bem discernirmos os sinais da vossa graça e da vossa presença nas nossas vidas e nos acontecimentos no mundo, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a sermos firmes e perseverantes na fé, na oração ao Senhor e 
confiantes no  seu amor por cada um de nós e por toda a humanidade, amém!

São Domingos – Presbítero e Fundador – Domingos de Gusmão: Espanha, 1170-1221, com Francisco de Assis, foi um dos grandes reformadores da Igreja do século 13, fundando a Ordem dos Frades Pregadores, os Dominicanos, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo, amém!

        Brasília-DF., 08 de agosto de 2017 

                   Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário