1.8.17

EXPLICAÇÃO DA PARÁBOLA DO JOIO - MATEUS 13,36-43 : REFLEXÃO DIÁRIA




Diz-nos Santo Agostinho que aquele que nos criou sem nós não pode salvar-nos sem nós! A misericórdia divina está impregnada em tudo que Deus criou... Sabemos que Deus é Amor! Amor que jorra a todos indistintamente, desde que nele permaneçamos – Sl 103; 1Jo 4,16!

O amor de nosso Deus e Pai por nós é infinito e universal porque ele não faz acepção de pessoas, porém, respeita a nossa individualidade; a decisão é nossa de seguir este ou aquele caminho – At 10,34; Sl 1, mas  o seu desejo  para conosco - nos diz Jesus, é que brilhemos no seu Reino de Amor!

Assim como Jesus escolheu e chamou seus discípulos, ele também nos escolhe e chama para ajudá-lo na sua obra de salvação .... Mas no final dos tempos, estarão presentes os Anjos, a serviço do juízo que o próprio Cristo pronunciará, quando então ele entregará ao Pai os eleitos que salvou– Mt 13,41; 25,34; 1Cor 15,24.
                                                   


'Naquele tempo, Jesus deixou as multidões e foi para casa. Seus discípulos aproximaram-se dele e disseram: “Explica-nos a parábola do joio! ” Jesus respondeu: “Aquele que semeia a boa semente é o Filho do Homem. O campo é o mundo. A boa semente são os que pertencem ao Reino. O joio são os que pertencem ao Maligno. O inimigo que semeou o joio é o diabo. A colheita é o fim dos tempos. Os ceifadores são os anjos. Como o joio é recolhido e queimado ao fogo, assim também acontecerá no fim dos tempos: O Filho do Homem enviará os seus anjos e eles retirarão do seu Reino todos os que fazem outros pecar e os que praticam o mal; e depois os lançarão na fornalha de fogo. Ali haverá choro e ranger de dentes. Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça”. Mateus 13,36-43.

Diz-nos a Santa Igreja que ‘Jesus fala muitas vezes da “Geena”, do “fogo que não se apaga” – Mt 5,22.29; Mc 9,43-48, reservado aos que recusam até o fim da sua vida crer e converter-se, e no qual se pode perder ao mesmo tempo a alma e o corpo – Mt 10,28. Jesus anuncia em termos graves que “enviará os seus anjos, e eles erradicarão do seu Reino todos os escândalos e os que praticam a iniquidade, e os lançarão na fornalha ardente”, e que pronunciará a condenação: “Afastai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno – Mt 25,41! ” CIC 1034.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque nos amas tanto que nos enviou vosso Filho amado para nos reconciliar convosco e nos resgatar para o Senhor – Jo 3,16; 2Cor 5,18; Mt 20,28; 1Pd 1,19! Graças Pai, Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, ajuda-nos Senhor na unção e na força de vosso Espírito a que ouçamos o Senhor nos ensinando, advertindo e admoestando para que trilhemos o caminho do amor e da vossa graça e assim alcancemos a recompensa eterna para merecer e partilhar convosco do vosso Reino, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a estarmos sempre abertos, receptivos e atentos ao chamado do Senhor e sermos a boa semente do Reino do Pai! Amém!

Santo Afonso Maria de Ligório, Itália, 1696-1787, Bispo, Doutor e Fundador da Congregação do Santíssimo Redentor – Redentoristas, dedicada às missões e ao atendimento dos necessitados, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo, amém!

Brasília-DF., 1º de julho de 2017 

 Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário