28.8.17

SETE 'AIS' DIRIGIDOS AOS ESCRIBAS E AOS FARISEUS - MATEUS 23,13-22 : REFLEXÃO DE ANINHA




Confiar em pessoas, requer tempo para solidificar a amizade, que vem pelo conhecimento e análise do comportamento e da conduta do outro em assuntos específicos quanto ao que fala e faz no dia a dia, para que se tenha um relacionamento harmonioso, frutífero...

Não é pelo fato de sermos amigos ou conhecidos uns dos outros que podemos interferir, agir ou tomar decisões, assumir atitudes que seriam do outro e não nossas... A gente escuta muito, até em nosso meio familiar: ‘ah, eu pensei que você queria,... faria...’, e o fazem baseados no que pensam ou acham ser o correto...

Jesus, que sabe tudo e nos conhece profundamente – Jo 21,17, nos adverte sobre a atitude dos mestres da lei e fariseus porque se julgam conhecedores e familiarizados com a lei e os preceitos divinos quanto ao que falam e fazem – Mt 13,1-12. E hoje, os admoesta severamente como nos narra Mateus:
                                             


'Naquele tempo, disse Jesus: “Ai de vós, mestres da lei e fariseus hipócritas! Vós fechais o reino dos céus aos homens. Vós, porém, não entrais nem deixais entrar aqueles que o desejam. Ai de vós, mestres da lei e fariseus hipócritas! Vós percorreis o mar e a terra para converter alguém e, quando o conseguis, o tornais merecedor do inferno, duas vezes pior do que vós. Ai de vós, guias cegos! Vós dizeis: ‘Se alguém jura pelo templo, não vale; mas, se alguém jura pelo ouro do templo, então vale! ’ Insensatos e cegos! O que vale mais, o ouro ou o templo, que santifica o ouro? Vós dizeis também: ‘Se alguém jura pelo altar, não vale; mas, se alguém jura pela oferta que está sobre o altar, então vale! ’ Cegos! O que vale mais, a oferta ou o altar, que santifica a oferta? Com efeito, quem jura pelo altar jura por ele e por tudo o que está sobre ele. E quem jura pelo templo jura por ele e por Deus que habita no templo. E quem jura pelo céu jura pelo trono de Deus e por aquele que nele está sentado”.' Mateus 23,13-22.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, ‘fonte da verdadeira sabedoria, e só a vós busquemos, autor do amor eterno’, nós vos amamos Senhor e vos glorificamos porque em Jesus Cristo nos ensinas a que sejamos fiéis, autênticos e verdadeiros para agirmos reta e corretamente na vivência da vossa Palavra!

Pai Amado, na força de vosso Espírito Santo, ajuda-nos Senhor a sermos coerentes em nossas palavras, gestos e ações em todas as circunstâncias de nossas vidas e ‘livrai-nos de toda hipocrisia e falsidade nas práticas de piedade’, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós para que como ovelhas do Senhor, escutemos a sua voz e o sigamos – Jo 10,27, amém!

Santo Agostinho – Bispo e Doutor, Argélia, 354-430, filho de Santa Mônica. Foi bispo de Hipona e o maior entre os padres e doutores da Igreja latina, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo, amém!

            Brasília-DF., 28 de agosto de 2017
                      Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário