25.8.17

O PRINCIPAL MANDAMENTO - MATEUS 22,34-40 : REFLEXÃO DE ANINHA




Nossos sentidos são específicos como conhecer por exemplo, as qualidades de uma pessoa, só poderemos fazê-lo pessoalmente... Assim como os fariseus ouviram dizer que Jesus demonstrara seus conhecimentos aos saduceus, eis que eles também quiseram testar Jesus e o fizeram como nos narra Mateus no evangelho de hoje:
                                            



'Naquele tempo, os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: “Mestre, qual é o maior mandamento da lei? ” Jesus respondeu: “‘Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento! ’ Esse é o maior e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’. Toda a lei e os profetas dependem desses dois mandamentos”.' Mateus 22,34-40.

Diz-nos a Igreja que ‘Jesus apareceu aos olhos dos judeus e de seus chefes espirituais como um “rabi” – Jo 11,38; 3,2; Mt 22,23-24;34-36. Com frequência argumentou na linha da interpretação rabínica da Lei – Mt 12,5; 9,12; Mc 2,23-27; Lc 6,6-9; Jo 7,22-23. Mas ao mesmo tempo Jesus só podia chocar os doutores da Lei, já que não se contentava em propor a sua interpretação em pé de igualdade com as deles, senão que “ensinava como alguém que tem autoridade, e não como os escribas” – Mt 7,27-29. Nele, é a mesma Palavra de Deus que tinha ressoado no Sinai para dar a Moisés a Lei escrita, que se faz ouvir novamente sobre o Monte das Bem-aventuranças – Mt 5,1. Ela não abole a Lei mas a cumpre, fornecendo de modo divino a interpretação última dela: “Aprendestes o que foi dito aos antigos ... eu, porém, vos digo” – MT 5,33-34. Com esta mesma autoridade divina, Ele desabona certas “tradições humanas” - Mc 7,8 dos fariseus que “invalidam a Palavra de Deus” – Mc 7,13”. CIC 581.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos Pai;  a vós, toda a nossa reverência, todo o nosso amor! Jesus, doando-se para nos redimir e salvar, é a nossa referência, o testemunho divino e perfeito do vosso amor e da vossa misericórdia  para conosco - Sl 136; Mt 11,25; Lc 6,36! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!


Pai Amado, ajuda-nos Senhor na força e na unção de vosso Espírito Santo a amarmos o nosso próximo como a nós mesmos! ‘Mostra-nos Pai os vossos caminhos, ensina-nos vossas veredas. Guia-nos com a vossa verdade, ensina-nos, pois vós sois o nosso Deus salvador. Nós esperamos em vós o dia todo – Sl 25,4-5’! Vinde, Senhor em nosso auxílio!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e assim como a Senhora com Jesus em vosso seio virginal, por amor foi servir Isabel – Lc 1,36s, ajuda-nos Mãe para que amemos, acolhemos, ajudemos e sirvamos os irmãos em suas necessidades, amém!

         Brasília-DF., 25 de agosto de 2017
                    Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário