A festa da Natividade de Nossa Senhora liga-se estreitamente à vinda do Messias, como promessa, preparação e fruto de salvação. Veneramos hoje a Maria, aurora que precede o “sol da justiça”, e recordamos os acontecimentos que preparam o nascimento de Jesus. Liturgia
Celebrar o nascimento de Maria é reconhecer a presença do próprio Deus no meio de nós pelo 'maior milagre da humanidade no seio virginal de Maria que é a encarnação do próprio Deus' na pessoa de seu Filho Jesus Cristo, o Emanuel Deus Conosco – Mt 1,23, como nos narra Mateus no evangelho de hoje:
'Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos. Judá gerou Farés e Zara, cuja mãe era Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram; Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson gerou Salmon; Salmon gerou Booz, cuja mãe era Raab. Booz gerou Obed, cuja mãe era Rute. Obed gerou Jessé. Jessé gerou o rei Davi. Davi gerou Salomão, daquela que tinha sido a mulher de Urias. Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão; Jorão gerou Ozias; Ozias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias. Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia. Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó. Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo.
A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria em segredo. Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe em sonho e lhe disse: “José, filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”.' Mateus 1,1-16.18-23.
Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque realizastes todas as preparações para a vinda de Jesus, em Maria... Graças Pai, porque em Cristo nos reconciliastes convosco - 2Cor 5,18 e se podemos ser ‘templos do Senhor’ – 1Cor 3,16-17, infinitamente mais Maria, a cheia de graça predestinada a gerar o verbo em seu seio virginal o será para sempre e por isso é digna e merecedora da nossa veneração, devoção e do nosso louvor em gratidão eterna pelo seu ‘sim’ que nos trouxe Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador - Lc 1,35-38!
Parabéns Maria, Nossa Senhora, Mãe de Jesus nosso Senhor Salvador e nossa!
Pai Amado, na força de vosso Espírito Santo abençoa-nos Senhor com a vossa luz e graça e pela intercessão de Maria, ‘esperança e aurora da salvação’, ajuda-nos Senhor a fazermos a vossa vontade, amém!
Brasília-DF., 08 de setembro de 2017
Pai Amado, na força de vosso Espírito Santo abençoa-nos Senhor com a vossa luz e graça e pela intercessão de Maria, ‘esperança e aurora da salvação’, ajuda-nos Senhor a fazermos a vossa vontade, amém!
Brasília-DF., 08 de setembro de 2017
Ana Miranda Bessa
Nenhum comentário:
Postar um comentário