26.9.17

LUCAS 8,19-21 - A VERDADEIRA FAMÍLIA DE JESUS : REFLEXÃO DE ANINHA





O nosso exemplo, o nosso testemunho podem influenciar no comportamento de nossos filhos....

Uma colega contemporânea de faculdade tivera dois filhos homens .... Quando ficou viúva, com eles adolescentes, mudou-se para Brasília .... Após um tempo aqui disse-me ela com um certo ar de preocupação, que os meninos não tinham amigos, eram useiros-vezeiros da internet.... Pude constatar que havia uma indisposição social por parte daqueles, sendo que esta no mais velho, destacava-se de forma acentuada...

A minha colega vivia deprimida e apesar de vir de uma família católica, não era de frequentar a Igreja e suas predileções eram diferentes das minhas.... Sugeri que ela fosse a um Grupo de Oração, levasse os meninos para participarem e se envolverem com o grupo jovem da Igreja, mas isso não aconteceu...

Jesus hoje nos fala de família.... Nosso Deus e Pai o enviou através do Espírito Santo à Maria que acolhendo-o, disse :"... faça-se em mim segundo a tua palavra!" E Jesus nasceu e foi criado por José e Maria, em meio a uma família, A Família de Nazaré! Lc 1,26-38, Mt 1,18s.


Jesus, filho Unigênito de Deus, conviveu em família, com seus “irmãos” –‘ que em hebraico, significa primo ou parente próximo’. Adulto, escolheu Doze amigos a quem revelou a vontade do Pai – Jo 15,15!

Jesus amava as pessoas e as acolhia, indistintamente.... O seu amor compassivo e misericordioso nos enche de alegria e de esperança, porque apenas o ouvir e o pôr em prática a Palavra de Deus, como Maria, pode nos tornar mãe, irmã, irmão dele, Jesus, como nos narra Lucas no evangelho de hoje:

                                           

'Naquele tempo, a mãe e os irmãos de Jesus aproximaram-se, mas não podiam chegar perto dele por causa da multidão. Então anunciaram a Jesus: “Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem te ver”. Jesus respondeu: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática”.' Lc 8,19-21.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque somos vossos – Gn 17! Graças Pai porque em Jesus, o Senhor é o Pai-Nosso – Mt 6,7-15 e Maria, a Mãe de Jesus, é a Mãe-Nossa – Jo 19,25-27 e todos nós, que em vós acreditamos, confiamos e esperamos, somos irmãos em Cristo, somos família do Senhor - Ef 4,6! Graças Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na unção de vosso Espírito Santo ajuda-nos Senhor a exercitarmos o ouvir a vossa Palavra e colocá-la em prática no nosso cotidiano, para que em todas as circunstâncias de nossas vidas, cantemos com o Salmista: ‘Que alegria quando me disseram: “Vamos à casa do Senhor! ”, porque a sede da justiça lá está e o trono de Davi’ - Sl 122. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, sois nosso exemplo e testemunho divino e eterno, rogai a Deus por nós e 'pelas famílias, chamadas a ser Igrejas domésticas' para que escutem, acolham a Palavra e cultivem a alegria de uma convivência harmoniosa e fraterna entre os seus membros e a comunidade, amém!

Brasília-DF., 26 de setembro de 2017
           Ana Miranda Bessa

                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário