23.9.17

LUCAS 8,4-15 - PARÁBOLA DO SEMEADOR : REFLEXÃO DE ANINHA






Sabemos que existem árvores centenárias e que continuam a dar sombra, frutos e sementes que plantadas em terreno fértil darão novas árvores, novos frutos, novas sementes...

Jesus hoje nos ensina o caminho, em que tipo de terreno, solo ou lugar devemos plantar e alicerçar a nossa fé nele para que através da nossa perseverança, possamos dar frutos de santidade...

Assim foi com muitos homens e mulheres que se doaram a seguir e servir Jesus e dentre estes, São Francisco de Assis no século 13, que ao converter-se de uma juventude leviana, entregou-se inteiramente a Deus .... São Pio de Pietrelcina, Presbítero, no século 20, dentre outros franciscanos também ilustres - que hoje a nossa Igreja faz memória, teve impressos no seu corpo os estigmas da crucifixão, filmado e comprovado pelas televisões da época, sete séculos depois, de tê-los tido também, São Francisco de Assis!

Eis o fruto bom, plantado em terra boa....

'Naquele tempo, reuniu-se uma grande multidão, e de todas as cidades iam ter com Jesus. Então ele contou esta parábola: “O semeador saiu para semear a sua semente. Enquanto semeava, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada e os pássaros do céu a comeram. Outra parte caiu sobre pedras; brotou e secou, porque não havia umidade. Outra parte caiu no meio de espinhos; os espinhos cresceram junto e a sufocaram. Outra parte caiu em terra boa; brotou e deu fruto, cem por um”. Dizendo isso, Jesus exclamou: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. 

                                                   

Os discípulos lhe perguntaram o significado dessa parábola. Jesus respondeu: “A vós foi dado conhecer os mistérios do reino de Deus. Mas aos outros, só por meio de parábolas, para que, olhando, não vejam e, ouvindo, não compreendam. A parábola quer dizer o seguinte: a semente é a palavra de Deus. Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouviram, mas depois vem o diabo e tira a palavra do coração deles, para que não acreditem e não se salvem. Os que estão sobre a pedra são aqueles que, ouvindo, acolhem a palavra com alegria. Mas eles não têm raiz: por um momento acreditam, mas, na hora da tentação, voltam atrás. Aquilo que caiu entre os espinhos são os que ouvem, mas, com o passar do tempo, são sufocados pelas preocupações, pela riqueza e pelos prazeres da vida e não chegam a amadurecer. E o que caiu em terra boa são aqueles que, ouvindo com um coração bom e generoso, conservam a palavra e dão fruto na perseverança”.' Lucas 8,4-15.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque verdadeiramente estás no meio de nós – Mt 28,20 e segundo a vossa promessa continuas  ensinando com a vossa Palavra no nosso dia a dia através do vosso Espírito Santo - Jo 14,26! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na unção de vosso Espírito Santo, infunde em nossa alma e em nosso coração a bondade e a generosidade para a obediência e o discernimento no acolhimento e na vivência da vossa Palavra para nela perseverarmos e caminharmos, hoje e sempre! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe para que acolhendo a Palavra, a vivenciemos, anunciemos e testemunhemos em gestos, palavras e ações em todas as circunstâncias de nossas vidas, amém!

São Pio de Pietrelcina, Presbítero – Francisco Forgione – Itália, 1887-1968, o Padre Pio, foi herdeiro espiritual de São Francisco de Assis e primeiro sacerdote a ter impressos no corpo os estigmas da crucifixão. Empenhou-se pela evangelização e pelo cuidado dos enfermos do corpo e da alma, aos quais trouxe cura corporal e renovação espiritual. Padre Pio, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo! Amém!
Liturgia

          Brasília-DF., 23 de setembro de 2017
                     Ana Miranda Bessa


                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário