19.9.17

LUCAS 7,11-17 - O FILHO DA VIÚVA DE NAIM : REFLEXÃO DE ANINHA




Em tudo que concretamente formos empreender na vida é preciso aspirar e abrir-se ao que se busca.... Em relação à fé em Deus é necessário abrir-se à sua graça, buscando conhece-lo para nele confiar, acreditar - Ef 2,7-8!

Assim aconteceu com as pessoas no tempo de Jesus quando, além de seus discípulos, grande multidão o seguia para estar com ele, escutá-lo, conhece-lo melhor.... Jesus se deixava conhecer porque sua missão era manifestar o Reino de Deus, aliviar a dor das pessoas, salvá-las; sua presença no meio de nós, testemunha a visita de Deus compassivo e misericordioso a seu povo, como nos narra Lucas no evangelho de hoje:

'Naquele tempo, Jesus dirigiu-se a uma cidade chamada Naim. Com ele iam seus discípulos e uma grande multidão. Quando chegou à porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único; e sua mãe era viúva. Grande multidão da cidade a acompanhava. Ao vê-la, o Senhor sentiu compaixão para com ela e lhe disse: “Não chores!” 

                                            

Aproximou-se, tocou o caixão, e os que o carregavam pararam. Então, Jesus disse: “Jovem, eu te ordeno, levanta-te!” O que estava morto sentou-se e começou a falar. E Jesus o entregou à sua mãe. Todos ficaram com muito medo e glorificavam a Deus, dizendo: “Um grande profeta apareceu entre nós e Deus veio visitar o seu povo”. E a notícia do fato espalhou-se pela Judeia inteira e por toda a redondeza.' Lucas 7,11-17.

Diz-nos a Igreja que ‘ ... Jesus liga a fé na ressurreição à sua própria pessoa: “Eu sou a ressurreição e a vida” – Jo 11,25. É Jesus mesmo quem no último dia, há de ressuscitar os que nele tiverem crido – Jo 5,24-25; 6,40 e que tiverem comido o seu corpo e bebido o seu sangue - Jo 6,54. Desde já, Ele fornece um sinal e um penhor disto, restituindo a vida a certos mortos – Mc 5,21-42; Lc 7,11-17, anunciando com isso a sua própria ressurreição, que, no entanto, será de outra ordem…'. CIC 994.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos bendizemos, nós vos glorificamos porque acreditamos, confiamos e esperamos no Senhor! Pai, sabemos que nos amas com amor eterno que nos enviastes Jesus, vosso Filho Unigênito para permanecer no meio de nós - Sl 136; Jo 3,16; Mt 28,20! Graças Pai, porque na Santa Eucaristia, como Pão vivo descido do céu Jesus nos alimenta e nos fortalece no nosso dia a dia – Lc 22,19-20; Jo 6,35.48.51! Graças Pai, glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na unção de vosso Espírito Santo, infunde em nossos corações e em nossas almas, o buscar-vos sempre em Cristo Jesus, ressuscitando-nos espiritualmente para anunciarmos, testemunharmos, proclamarmos em gestos, palavras e ações  às nações e ao mundo as graças e bênçãos que diariamente recebemos do Senhor! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós, ‘pelas mães, pelos idosos, para que pela graça do Senhor, encontrem nos filhos auxílio, proteção e alegria', amém!

Brasília-DF., 19 de setembro de 2017
        Ana Miranda Bessa


                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário