4.9.17

JESUS EM NAZARÉ - LUCAS 4,16-30 : REFLEXÃO DE ANINHA




‘... A economia da salvação está em ação na moldura do tempo, mas desde a sua realização na Páscoa de Jesus e na efusão do Espírito Santo, o fim da história é antecipado, “em antegozo”, e o Reino de Deus penetra nosso tempo. ’ CIC 1168.

Assim é a fé e a vida do cristão que acredita, confia e espera no Senhor porque a palavra de nosso Deus e Pai, anunciada e testemunhada é divinamente comprovada, como nos narra Lucas no evangelho de hoje:

'Naquele tempo, veio Jesus à cidade de Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado e levantou-se para fazer a leitura. Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a boa-nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano da graça do Senhor”. Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. Então começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”.
                               


Todos davam testemunho a seu respeito, admirados com as palavras cheias de encanto que saíam da sua boca. E diziam: “Não é este o filho de José?” Jesus, porém, disse: “Sem dúvida, vós me repetireis o provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo. Faze também aqui, em tua terra, tudo o que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaum”. E acrescentou: “Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. De fato, eu vos digo, no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva que vivia em Sarepta, na Sidônia. E no tempo do profeta Eliseu havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio”. Quando ouviram essas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até o alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.'Lucas 4,16-30.

Diz-nos a Igreja que “ No Antigo Testamento os profetas anunciaram que o Espírito do Senhor repousaria sobre o Messias esperado – Is 11,2 em vista da sua missão salvífica – Lc 4,16-22; Is 61,1. A descida do Espírito Santo sobre Jesus por ocasião do seu Batismo por João Batista foi o sinal de que era quem devia vir, que ele era o Messias, o Filho de Deus – Mt 3,13-17; Jo 1,33-34. Concebido do Espírito Santo, toda a sua vida e toda a sua missão se realizam em uma comunhão total com o mesmo Espírito, que o Pai lhe dá “sem medida” – Jo 3,34. ” CIC 1286.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos bendizemos, nós acreditamos, confiamos e esperamos no Senhor porque em Cristo o Senhor nos resgatou – Hb 9,15; 1Pd 1,18-19 e nos reconciliou convosco – 2Cor 5,17-19, graças Pai, glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na unção de vosso Espírito Santo ajuda-nos Senhor para que com os nossos olhos fixos em Jesus Cristo vosso Filho amado - Mt 17,5  sejamos ouvintes fiéis e perseverantes da vossa palavra,  acolhendo-a, vivenciando-a, testemunhando-a como São Paulo a acolheu, vivenciou e testemunhou – 1Ts 4,13-18!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe para que continuemos nossa caminhada, anunciando e testemunhando a Boa Nova do Senhor a todas as Nações, amém!

Brasília-DF., 04 de setembro de 2017
         Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário