29.9.17

JOÃO 1,47-51 - VOCAÇÃO DE FILIPE E DE NATANAEL - SANTOS ANJOS MIGUEL, GABRIEL E RAFAEL : REFLEXÃO DE ANINHA




A vida é muito mais, está além do  que vemos e vivemos.... A história da nossa salvação nos traz fatos dos feitos de nosso Deus e Pai realizados, dentre outros, através de 
Moisés– Ex 33,12-17, de seus Anjos, Arcanjos e de intercessores em favor de pessoas, enviando-nos também    o seu próprio Filho....

A Igreja hoje celebra a Festa dos Santos Anjos Miguel, Gabriel e Rafael. Miguel – quem é como Deus – é o arcanjo que se insurgiu contra satanás e seus seguidores. É o defensor dos amigos de Deus e protetor de seu povo – Dn 10,13,21; 12,1. Gabriel – força de Deus – revelou a Daniel os segredos do plano de Deus, anunciou a Zacarias o nascimento de João Batista e a Maria, o de Jesus - Dn 8,16; 9,21; Lc 1,19. Rafael – Deus curou – acompanhou e protegeu Tobias nas peripécias de sua viagem e curou-lhe o pai cego – Tb 3,17; 12,15.
Liturgia.

Tais acontecimentos nos revelam parte dos mistérios de amor e da vontade de nosso Deus e Pai para conosco quando João, o discípulo amado do Senhor – Jo 13,22, nos narra que Filipe ao chamar Natanael, levando-o ao encontro do Senhor, Jesus anuncia a sua glorificação eterna e lhe revela a maravilha dos acontecimentos que advirão quando da sua glorificação, testemunhando-lhe e a nós, a existência dos Anjos de Deus, subindo e descendo sobre ele:
                                           


'Naquele tempo, Jesus viu Natanael, que vinha para ele, e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. Natanael perguntou: “De onde me conheces? ” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel”. Jesus disse: “Tu crês porque te disse: ‘Eu te vi debaixo da figueira’? Coisas maiores que essa verás! ” E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade, eu vos digo, vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem”.' João 1,47-51

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque nós acreditamos, confiamos e esperamos no Senhor! Graças Pai, porque quando formos chamados de volta a vós, seremos como Anjos no Céu - Mt 22,30. Graças Pai, porque quando vamos ao vosso encontro o Senhor nos acolhe com ternura; sabes tudo de nós, conheces nossa conduta e até nos elogia diante dos irmãos... Graças Pai por nos ensinar que devemos ser fraternos e solidários, edificando e reconhecendo as qualidades daqueles com os quais convivemos, como Jesus o fez com Natanael! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na força e na unção de vosso Espírito Santo, infunde em nós a gratidão e o reconhecimento pela presença de vossos anjos, nossos guardiões, nossos protetores, nossos amigos leais e eternos e com os quais a gente pode contar! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa a cheia de graça que dialogou com o Arcanjo Gabriel e com o seu ‘sim’, nos trouxe Jesus – Lc 1,26-38, rogai a Deus por nós Mãe para que estejamos sempre atentos, abertos e receptivos à moção e aos sinais dos nossos bons Anjos da Guarda, pautando a nossa vida e o nosso modo de ser na pureza e na simplicidade de mente e de coração, amém!

         Brasília-DF., 29 de setembro de 2017
                   Ana Miranda Bessa


                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário