13.9.17

LUCAS 6,20-26 - BEM-AVENTURANÇAS E "AIS" : REFLEXÃO DE ANINHA




O salmo número um nos mostra dois caminhos divergentes para escolhermos seguir quanto à direção que queremos dar à nossa vida .... No discurso inaugural no Sermão da Montanha, a pedagogia de Jesus para nós, especifica e detalha caminhos a seguir, com suas recompensas e sentenças, respectivamente: a decisão é nossa!

Quando Jesus nos ensinou a oração ao Pai-Nosso – Mt 6,7-15, penso que foi para que nós nos sentíssemos e vivêssemos como uma grande família, onde o pão nosso de cada dia, o perdão, deveriam ser compartilhados, vivenciados, com todos e entre todos...                                 
                                            


'Naquele tempo, Jesus, levantando os olhos para os seus discípulos, disse: “Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus! Bem-aventurados vós, que agora tendes fome, porque sereis saciados! Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque havereis de rir! Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem, vos expulsarem, vos insultarem e amaldiçoarem o vosso nome por causa do Filho do homem! Alegrai-vos, nesse dia, e exultai, pois, será grande a vossa recompensa no céu; porque era assim que os antepassados deles tratavam os profetas. Mas ai de vós, ricos, porque já tendes vossa consolação! Ai de vós, que agora tendes fartura, porque passareis fome! Ai de vós, que agora rides, porque tereis luto e lágrimas! Ai de vós quando todos vos elogiam! Era assim que os antepassados deles tratavam os falsos profetas”.' Lucas 6,20-26.

Diz-nos a Igreja que ‘ Deus abençoa aqueles que ajudam os pobres e reprova aqueles que se desviam deles: “Dá ao que te pede e não voltes as costas ao que te pede emprestado’ – Mt 5,42. “De graça recebestes, de graça dai” – Mt 10,8. Jesus Cristo reconhecerá seus eleitos pelo que tiverem feito pelos pobres - Mt 25,31-36. Temos o sinal da presença de Cristo quando “os pobres são evangelizados” – Mt 11,5; Lc 4,18’. CIC 2443.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, na unção de vosso Espírito Santo, ajuda-nos Senhor a sermos simples, mente e coração abertos, receptivos e solidários para com os irmãos - At 2,42s! Ajuda-nos Pai, a partilharmos os nossos dons e os nossos bens com os mais necessitados, não só em palavras, mas em ações, tendo presentes as palavras do Senhor Jesus, que disse: ‘Há mais felicidade em dar que em receber’ – At 20,35!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, cheia de ternura e amor, em vós temos o exemplo com Isabel – Lc 1,36-56; rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe, a seguirmos o caminho de Jesus, verdade e vida, que nos conduz ao Pai – Jo 14,6, amém!

São João Crisóstomo – Bispo e Doutor da Igreja – Antioquia, 349-407, dedicado à evangelização, à catequese e à caridade, notabilizando-se pela vastidão e riqueza de seus comentários à Escritura e de sua doutrina sobre a eucaristia, rogai a Deus por nós, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém! Liturgia.

           Brasília-DF., 13 de setembro de 2017
                     Ana Miranda Bessa


                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário