30.9.17

LUCAS 9,43-45 - SEGUNDO ANÚNCIO DA PAIXÃO : REFLEXÃO DE ANINHA




Muitas vezes poderemos ser excessivamente meticulosos com determinadas pessoas e até com aquelas com as quais convivemos ou que estejam bem próximas de nós quanto à situações pendentes que as envolvam e que possam envolver-nos direta ou indiretamente.... Regra geral, por cautela, medo, constrangimento, adiamos um assunto, ou o esclarecimento de uma dúvida, ao fazermos conjecturas negativas de como a outra parte, reagiria...

Caríssimos, sabemos que Jesus desde adolescente deixava extasiados os seus ouvintes com a sua presença divina e encantadora, eloquente e sábia – Lc 2,46s; 21,15!

Fico a imaginar a alegria de seus discípulos com o ‘feedback’, a reação, o testemunho de todas as pessoas que se acercavam de Jesus, mas quando Jesus lhes diz que não será sempre assim, eles se amedrontam, adiando a compreensão e o entendimento do que Jesus viverá, como nos narra Lucas no evangelho de hoje:

                                          

'Naquele tempo, todos estavam admirados com todas as coisas que Jesus fazia. Então Jesus disse a seus discípulos: “Prestai bem atenção às palavras que vou dizer: o Filho do homem vai ser entregue nas mãos dos homens”. Mas os discípulos não compreendiam o que Jesus dizia. O sentido lhes ficava escondido, de modo que não podiam entender; e eles tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto.' Lucas 9,43-45.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos glorificamos, nós vos agradecemos ó Pai porque nos amas com amor eterno – Sl 136 que nos enviastes Jesus, vosso Filho Unigênito – Jo 3,16 para nos resgatar e nos reconciliar convosco – Hb 9,15; 2Cor 5,18; 1Jo 4,10! Graças, Pai!

Graças Pai, pela vossa Igreja que em São Jerônimo estendeu a todos nós a possibilidade de leitura, acesso e posse da Bíblia – tesouro que guarda a vossa Palavra, revela e ensina a vossa vontade em nossas vidas e na vida de todos aqueles que acreditam, confiam e esperam em vós! Graças Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na força e na unção de vosso Espírito Santo, ajuda-nos Senhor para que tenhamos uma conduta corajosa, coerente, sincera na busca da verdade, por mais que esta nos surpreenda, para a solução de tudo aquilo que nos incomode, perturbe.... Ajuda-nos Pai para que estejamos sempre unidos, abertos e receptivos para acolher e meditar a vossa Palavra e a vossa vontade em nossas vidas, apreciando os bens temporais, mas sem perder de vista os bens eternos que o Senhor tem preparado para nós – Jo 14,1-3!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula e mestra,  rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a que nos ‘apropriemos cada vez mais do sentido profundo da mensagem divina de salvação’, perscrutando-a, meditando-a diariamente para que a anunciemos e testemunhemos em gestos, palavras em ações, aonde quer que nós estejamos amém!

São Jerônimo – Presbítero e Doutor, Dalmácia, 342-420, a pedido do Papa Dâmaso preparou a Bíblia em latim. Homem dinâmico e de piedade profunda, viveu em Belém os últimos 35 anos, na oração, na penitência e no estudo da Bíblia. São Jerônimo, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo! Amém! Liturgia.

          Brasília-DF., 30 de outubro de 2017
                   Ana Miranda Bessa


                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário