16.9.17

LUCAS 6,43-49 - A ÁRVORE E OS FRUTOS. A CASA BEM CONSTRUÍDA : REFLEXÃO DE ANINHA





O nosso modo de ser e de agir caracterizam a nossa personalidade e poderemos adequá-la à situações favoráveis ou não do nosso dia a dia, a começar em nossa casa, com nossos familiares que por convivermos juntos, conhecem amiúde nossas reações e atitudes em determinadas ocasiões....

Jesus nos fala das nossas atitudes como de árvores que dão frutos bons ou ruins; do que cultivamos e está cheio o nosso coração para projetarmos e realizarmos o que idealizamos .... 


 São Paulo, na primeira leitura de hoje, tendo acolhido a Cristo conforme At 9,1-30; 22,11-17, nos testemunha a sua misericórdia que fez dele Paulo - homem de personalidade forte, convicto e arraigado em suas convicções -, um modelo de todos os que acreditam em Jesus Cristo, para alcançar a vida eterna – 1Tm 1,15-17.

Acolhamos a palavra narrada por Lucas, rogando ao Senhor que nos dê um coração bom, acolhedor e cumpridor de sua Palavra, para que como São Paulo, edifiquemos e consolidemos a nossa vida nele, a Rocha que nos sustenta 1 Cor 10,3:

'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Não existe árvore boa que dê frutos ruins nem árvore ruim que dê frutos bons. Toda árvore é reconhecida pelos seus frutos. Não se colhem figos de espinheiros nem uvas de plantas espinhosas. O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração. Mas o homem mau tira coisas más do seu mau tesouro, pois sua boca fala do que o coração está cheio.
                                    


 Por que me chamais: ‘Senhor! Senhor! ’, mas não fazeis o que eu digo? Vou mostrar-vos com quem se parece todo aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as põe em prática. É semelhante a um homem que construiu uma casa: cavou fundo e colocou o alicerce sobre a rocha. Veio a enchente, a torrente deu contra a casa, mas não conseguiu derrubá-la, porque estava bem construída. Aquele, porém, que ouve e não põe em prática é semelhante a um homem que construiu uma casa no chão, sem alicerce. A torrente deu contra a casa, e ela imediatamente desabou; e foi grande a ruína dessa casa”.' Lucas 6,43-49.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque em Jesus o Senhor nos ensina e renova o nosso modo de viver dia a dia 
pela escuta e meditação da vossa Palavra para que tenhamos uma conduta autêntica de valores, virtudes e atitudes agradáveis ao Senhor! Graças Pai, glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na unção de vosso Espírito Santo, ajuda-nos Senhor  para que como a árvore que produz bons frutos, nossas ações e atitudes sejam sinceras, verdadeiras e coerentes para uma convivência solidária e fraterna com todos, segundo a vossa vontade! Ajuda-nos Pai a termos um coração manso e bom, que bata ao ritmo do coração de Jesus para testemunharmos, como São Paulo, o vosso amor e a vossa misericórdia em nossas vidas, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe para que mesmo em meio às adversidades da vida, sejamos perseverantes na prática do bem e tenhamos uma fé, firme, forte e inabalável no Senhor, amém!

Santos Cornélio e Cipriano - Papa e Bispo Mártires - Século 3º, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo! Amém!

Brasília-DF., 16 de setembro de 2017
          Ana Miranda Bessa


                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário