11.9.17

LUCAS 6,6-11 - A MÃO SECA CURADA NO SÁBADO : REFLEXÃO DE ANINHA





Deus nos criou à sua imagem e semelhança – Gn 1,26s; ele conhece os nossos pensamentos, perscruta e sonda os nossos corações – Sl 139 e quando o invocamos ele responde e atende as nossas orações – 1Sm 9-20!

Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial ao Pai ..., assim professamos a nossa fé, no Símbolo Niceno-constantinopolitano! E  Jesus, também percebe em seu espírito o que pensamos em nosso íntimo porque como o Pai ele sabe tudo – Mc 2,8; Jo 21,17!

No evangelho de hoje narrado por Lucas, Jesus em dia de sábado na sinagoga, do lugar onde se encontrava, viu um homem cuja mão direita era seca, e, sabendo da intenção convencional negativa, obscurantista, dos mestres da lei e fariseus em relação à lei, desafiou-os quanto à prática do bem ou do mal:

'Aconteceu num dia de sábado que Jesus entrou na sinagoga e começou a ensinar. Aí havia um homem cuja mão direita era seca. Os mestres da lei e os fariseus o observavam, para verem se Jesus iria curá-lo em dia de sábado e assim encontrarem motivo para acusá-lo. 
                                          


Jesus, porém, conhecendo seus pensamentos, disse ao homem da mão seca: “Levanta-te e fica aqui no meio”. Ele se levantou e ficou de pé. Disse-lhes Jesus: “Eu vos pergunto, o que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar uma vida ou deixar que se perca? ” Então Jesus olhou para todos os que estavam ao seu redor e disse ao homem: “Estende a tua mão”. O homem assim o fez e sua mão ficou curada. Eles ficaram com muita raiva e começaram a discutir entre si sobre o que poderiam fazer contra Jesus.' Lucas 6,6-11.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos bendizemos, nós vos damos graças Pai pela vossa imensa glória porque em Cristo nos amas com amor eterno – Sl 136, vês as nossas necessidades, nos colocas acima das formalidades aparentemente legais e vens em nosso auxílio, graças Pai, glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na unção de vosso Espírito Santo suscita  em nossos corações e em nossas almas, propagar o vosso amor, a vossa misericórdia, a vossa presença e o vosso poder no meio de nós – Sl 62; Mt 28,20, para testemunharmos como filhos amados que somos, a vossa graça em nossas vidas e na vida dos nossos queridos, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a escutarmos sempre a voz do Senhor para segui-lo e servi-lo na pessoa dos irmãos, amém!

Brasília-DF., 11 de setembro de 2017
         Ana Miranda Bessa


                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário