13.3.18

JOÃO 5,1-16 - O ENFERMO DE BETESDA : REFLEXÃO DE ANINHA





Jesus nos diz que veio para que nós tenhamos Vida e a tenhamos abundantemente – Jo 10,10! Assim como ele é amado do Pai – Mt 3,13s e corresponde a esse amor integralmente porque faz o que agrada ao Pai - Jo 8,29, nós, ao acreditarmos que Jesus vem do Pai, o Pai também nos ama porque amamos o seu Filho – Jo 16,27!

Nosso Deus e Pai é compassivo e misericordioso e em Jesus estende o seu amor, a sua graça para todos nós ao priorizar o nosso bem-estar e restaurar a nossa liberdade e dignidade de filhos amados – Mt 22,34-40!

Jesus nos ensina que devemos ser misericordiosos como o Pai é misericordioso e nos revela que o Pai quer misericórdia e não sacrifícios – Lc 6,36; mas infelizmente, alguns judeus obscurantistas não discerniam, nem compreendiam a vontade de Deus em fazer o bem ao próximo, pois se a água na piscina borbulhava e curava quem nela mergulhava sem data fixa, muito mais relevante, é Jesus, Verdade e Vida abundante para curar no momento oportuno aquele que lá perseverava há muitos anos...

'Houve uma festa dos judeus, e Jesus foi a Jerusalém. Existe em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, uma piscina com cinco pórticos, chamada Betesda em hebraico. Muitos doentes ficavam ali deitados: cegos, coxos e paralíticos. De fato, um anjo descia, de vez em quando, e movimentava a água da piscina, e o primeiro doente que aí entrasse, depois do borbulhar da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse. 

                                                    


Aí se encontrava um homem que estava doente havia trinta e oito anos. Jesus viu o homem deitado e, sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: “Queres ficar curado?” O doente respondeu: “Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente”. Jesus disse: “Levanta-te, pega a tua cama e anda”. No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou a sua cama e começou a andar. Ora, esse dia era um sábado. Por isso, os judeus disseram ao homem que tinha sido curado: “É sábado! Não te é permitido carregar tua cama”. Ele respondeu-lhes: “Aquele que me curou disse: ‘Pega tua cama e anda’”. Então lhe perguntaram: “Quem é que te disse: ‘Pega tua cama e anda’?” O homem que tinha sido curado não sabia quem fora, pois Jesus se tinha afastado da multidão que se encontrava naquele lugar. Mais tarde, Jesus encontrou o homem no templo e lhe disse: “Eis que estás curado. Não voltes a pecar, para que não te aconteça coisa pior”. Então o homem saiu e contou aos judeus que tinha sido Jesus quem o havia curado. Por isso, os judeus começaram a perseguir Jesus, porque fazia tais coisas em dia de sábado.' João 5,1-16.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos bendizemos, nós vos damos graças, ó Pai, pela vossa imensa glória! Graças Pai, porque nos tecestes, nos formastes no seio materno, nos conheces e cuidas de nós – Sl 139; 1Pd 5,7 e ao veres a nossa angústia, como Jesus viu o homem doente, foi ao seu encontro perguntando-lhe o que há 38 anos ele ali ansiosamente esperava, quando então, Jesus o curou... Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na graça e na força de vosso Espírito Santo que no início de tudo pairava sobre as águas - Gn 1,2, suscita em nossas mentes e em nossos corações, 
quando estivermos angustiados, aflitos – Mt 11,28-30, buscar Jesus, a Fonte, e nele mergulharmos para uma vida nova  - Jo 3,5; Rm 6,4, porque verdadeiramente ele está e estará sempre conosco todos os dias, até a consumação dos séculos – Mt 28,20! Amém! 

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a caminharmos nas veredas do Senhor – Sl 25,4 para quando ele passar, estejamos em nosso lugar, amém!

Brasília-DF., 13 de março de 2018

           Ana Miranda Bessa

                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário