8.3.18

LUCAS 11,14-23 - O DEMÔNIO MUDO. JESUS E BELZEBU : REFLEXÃO DE ANINHA





Pessoas felizes e gratas a Deus pelo que têm, estão sempre abertas e receptivas para reconhecer os dons e virtudes daqueles que os possuem e ajudam os que deles necessitem... Assim fez Jesus àqueles que iam até ele... Assim, Jesus continua fazendo para cada um de nós, quando o buscamos em Oração!

A maioria dos salmos aclamam a glória de Deus pelos seus prodígios, milagres, sinais em benefício de seus filhos amados, como Moisés o louvou pelo milagre do mar, com o Canto de Vitória – Ex 15!

Desdenhar, fazer pouco caso, atribuir a outrem um bem feito para libertar um prisioneiro do mal, nos mostra o obscurantismo e a dureza de coração daqueles que o fizeram, como Jesus mesmo, os admoesta no evangelho de hoje, narrado por Lucas:


'Naquele tempo, Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. Quando o demônio saiu, o mudo começou a falar e as multidões ficaram admiradas. Mas alguns disseram: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios”. Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra. Ora, se até satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino?                                     



 Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o reino de Deus. Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava e reparte o que roubou. Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo dispersa”.' Lucas 11,14-23.

Diz-nos a Igreja que ‘Deus é infinitamente bom e todas as suas obras são boas. Todavia, ninguém escapa à experiência do sofrimento, dos males existentes na natureza – que aparecem como ligados às limitações próprias das criaturas -, e sobretudo à questão do mal moral. Donde vem o mal? “Eu perguntava donde vem o mal, e não encontrava saída”, diz Sto. Agostinho, e a sua própria busca sofrida não encontrará saída a não ser na sua conversão ao Deus vivo. Pois “o mistério da iniquidade” – 2Ts 2,7 só se explica à luz do “Mistério da piedade” – 1Tm 3,16. A revelação do amor divino em Cristo manifestou ao mesmo tempo a extensão do mal e a superabundância de graça – Rm 5,20. Precisamos, pois, abordar a questão da origem do mal fixando o olhar da nossa fé naquele que, e só Ele, é o Vencedor do mal – Lc 11,21-22. CIC 385.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque nos ama, nos educa e cuida de nós – Hb 12,6! Enviou-nos Jesus, vosso Filho Unigênito, verdade plena que liberta e santifica para devolver-nos a dignidade de filhos amados vossos – Jo 8,32; 17,17! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor! 


Pai Amado, envia-nos vosso Espírito Santo para que repouse sobre nós, nos circunde, conectando-nos ao Senhor na intimidade da oração e em nome de Jesus, ‘nos livre das forças maléficas presentes no mundo’. Pai, neste Dia Internacional da Mulher, 'abençoai as mulheres e iluminai-as na missão de serem presença efetuosa e benfazeja nos lares e na sociedade'. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula do Senhor, nosso exemplo e Mestra, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a distinguirmos e valorizarmos a ação amorosa e misericordiosa de nosso Deus e Pai, no meio de nós! Amém!

Brasília-DF., 08 de março de 2018
          Ana Miranda Bessa


                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário