20.3.18

JOÃO 8,21-30 - ORIGEM E DESTINO DE JESUS : REFLEXÃO DE ANINHA






As teorias atuais a respeito da criação do universo alicerçadas na física, na cosmologia, dizem-nos os teólogos dentre outros que ‘se o ensinamento teológico faz parte da revelação divina, o mesmo não acontece com os dados ligados ao estado embrionário dos conhecimentos da época sobre o mundo... Trata-se de um ensinamento revelado, de valor permanente, sobre Deus, único, transcendente, anterior ao mundo, criador.’ B.Jerusalém

Assim, o ‘acaso do Big bang’ de Stephen Hawking - 08.01.1942 - 14.02.2018, Reino Unido, em não existir um Deus, não deve abalar a nossa fé, alicerçada há milhares de anos, como o é, a lista dos povos – Gn 10, de treze mil anos, antes de Cristo! E, quanto ao método por ele elaborado para a descoberta de universos paralelos, pode revelar-nos o que Jesus nos disse, que na casa do Pai há muitas moradas - Jo 14,1-3!


A história da nossa salvação contém testemunhos dos nossos antepassados, dentre outros, Abraão, Moisés, Davi, Salomão, os Apóstolos, nossos pais, que devem ser considerados, respeitados, imitados... E a nossa Igreja está e sempre esteve, aberta e receptiva, também, à Ciência...

Jesus, há 2018 anos revelou-nos a vontade do Pai, deixando-nos uma nuvem de testemunhas que a vivenciaram – Hb 12,1 e a vivenciam como nós hoje, que acreditamos, confiamos e esperamos em Deus e em seu Filho Amado – Mt 17,5; Jo 20,28, nosso Senhor Jesus Cristo!

'Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: “Eu parto e vós me procurareis, mas morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, vós não podeis ir”. Os judeus comentavam: “Por acaso, vai-se matar? Pois ele diz: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir’?” Jesus continuou: “Vós sois daqui de baixo, eu sou do alto. Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo. Disse-vos que morrereis nos vossos pecados, porque, se não acreditais que eu sou, morrereis nos vossos pecados”. Perguntaram-lhe, pois: “Quem és tu então?” 

                                             


Jesus respondeu: “O que vos digo desde o começo. Tenho muitas coisas a dizer a vosso respeito e a julgar também. Mas aquele que me enviou é fidedigno, e o que ouvi da parte dele é o que falo para o mundo”. Eles não compreenderam que lhes estava falando do Pai. Por isso, Jesus continuou: “Quando tiverdes elevado o Filho do homem, então sabereis que eu sou e que nada faço por mim mesmo, mas apenas falo aquilo que o Pai me ensinou. Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho, porque sempre faço o que é de seu agrado”. Enquanto Jesus assim falava, muitos acreditaram nele.' João 8,21-30.

Caríssimos, sabemos que Jesus é a luz do mundo – Jo 8,12... Assim como a nuvem luminosa iluminava a noite dos israelitas no deserto – Ex 13,21 Jesus ilumina o novo êxodo rumo a Deus com a sua luz, livrando-nos das trevas e conduzindo-nos a cada um de nós no caminho da verdade para a Vida que nos conduz ao Pai – Jo 14,6!

Diz-nos a Igreja que ‘A verdade da divindade de Jesus é confirmada pela sua Ressurreição. Dissera Ele: “Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que EU SOU” – Jo 8,28. A Ressurreição do Crucificado demonstrará que ele era verdadeiramente “Eu sou”, o Filho de Deus e Deus mesmo. S. Paulo pôde declarar aos judeus: “A promessa feita a nossos pais, Deus a realizou plenamente para nós... ressuscitando Jesus como também está escrito nos Salmos: ‘Tu és o meu filho, eu hoje te gerei’” – At 13,32-33; Sl 2,7. A Ressurreição de Cristo está estreitamente ligada ao mistério da Encarnação do Filho de Deus. É o seu cumprimento segundo o desígnio eterno de Deus.’ CIC 653.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos bendizemos, nós vos damos graças ó Pai, pela vossa imensa glória! Graças Pai, que pelo testemunho de nossos pais, aqui estamos professando a nossa fé, a nossa esperança e o nosso amor a vós – 1Cor 13! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na força e na unção de vosso Espírito Santo, infunde em nós a fé, para que firmes e fortes no Senhor, perseveremos em Cristo, Uno convosco – Jo 10,30, o anunciemos e testemunhemos em gestos, palavras e ações, aonde quer que nós estejamos, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo e estejamos sempre abertos e receptivos à vontade do Senhor! Amém!

Brasília-DF., 20 de março de 2018
           Ana Miranda Bessa


                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário