2.3.18

MATEUS 21,33-43.45-46 - OS AGRICULTORES ASSASSINOS : REFLEXÃO DE ANINHA





A história da nossa salvação traz realizações de acontecimentos feitos pelos homens, que se desdobram em atos bons ou maus, para com o próximo, com a sociedade...

Nossos dons nos são concedidos por nosso Deus e Pai e a tendência para a prática do mal, quando interiormente reconhecido em nós, mas não acolhido, poderá ser revertido quando buscarmos ajuda, que resultará em nossa conversão...

Os irmãos de José - filho de Jacó, consideravam-no um sonhador, e como era distinguido pelo pai, tinham inveja dele e planejaram matá-lo, mas o bom senso de Rúben e Judá, fez com que os demais, desistissem da ideia... E José, por causa do seu dom de revelador de sonhos, tornou-se nobre e poderoso no Egito e perdoou, acolheu, ajudou, àqueles que pretenderam matá-lo - Gn 37.

Sentir inveja do outro, ou querer apoderar-se de bens que não são nossos, não são do agrado de nosso Deus e Pai... O merecimento é individual e deve ser admirado, respeitado, valorizado, o que não aconteceu com os agricultores no evangelho de hoje, narrado por Mateus:

'Naquele tempo, dirigindo-se Jesus aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo, disse-lhes: “Escutai esta outra parábola: certo proprietário plantou uma vinha, pôs uma cerca em volta, fez nela um lagar para esmagar as uvas e construiu uma torre de guarda. Depois, arrendou-a a vinhateiros e viajou para o estrangeiro. Quando chegou o tempo da colheita, o proprietário mandou seus empregados aos vinhateiros para receber seus frutos. Os vinhateiros, porém, agarraram os empregados, espancaram a um, mataram a outro e ao terceiro apedrejaram. O proprietário mandou de novo outros empregados, em maior número do que os primeiros. Mas eles os trataram da mesma forma. 

                                           


Finalmente, o proprietário enviou-lhes o seu filho, pensando: ‘Ao meu filho eles vão respeitar’. Os vinhateiros, porém, ao verem o filho, disseram entre si: ‘Este é o herdeiro. Vinde, vamos matá-lo e tomar posse da sua herança!’ Então agarraram o filho, jogaram-no para fora da vinha e o mataram. Pois bem, quando o dono da vinha voltar, o que fará com esses vinhateiros?” Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “Com certeza mandará matar de modo violento esses perversos e arrendará a vinha a outros vinhateiros, que lhe entregarão os frutos no tempo certo”. Então Jesus lhes disse: “Vós nunca lestes nas Escrituras: ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isto foi feito pelo Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos’? Por isso eu vos digo, o reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que produzirá frutos”. Os sumos sacerdotes e fariseus ouviram as parábolas de Jesus e compreenderam que estava falando deles. Procuraram prendê-lo, mas ficaram com medo das multidões, pois elas consideravam Jesus um profeta.' Mateus 21,33-43.45-46.

Caríssimos, ‘A Igreja é a lavoura ou campo de Deus - 1 Cor 3,9. Nesse campo cresce a oliveira antiga, cuja raiz santa foram os Patriarcas e na qual foi feita e se fará a reconciliação dos judeus e dos gentios –Rm 11,13-26. Ela foi plantada pelo celeste Agricultor como vinha eleita – Mt 21,33-43. Cristo é a verdadeira Vide, que dá vida e fecundidade aos ramos, quer dizer, a nós que pela Igreja permanecemos nele, e sem o qual nada podemos fazer – Jo 15,1-5’. CIC 755.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque nos conheces, nos amas com amor eterno e nos enviastes Jesus para nos resgatar e nos reconciliar convosco – Sl 138; 136; Jo 3,16; 1Pd 1,19; 2Cor 5,18! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na força de vosso Espírito Santo infunde em nossa mente e em nosso coração, amar-vos acima de tudo e aos irmãos como a nós mesmos, porque  este é o vosso mandamento e a vossa vontade - Mt 22,34-40!  Ajuda-nos Pai, a reconhecermos as qualidades e virtudes dos irmãos, unindo-nos a eles, respeitando-os, graciosamente, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a sermos ' fiéis com a verdade, a justiça e a paz, compreendendo os desígnios do Pai ' ! Amém!

Brasília-DF., 02 de março de 2018
             Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário