17.3.18

JOÃO 7,40-53 - NOVAS DISCUSSÕES SOBRE A ORIGEM DE CRISTO : REFLEXÃO DE ANINHA





Os profissionais da inteligência para desvendarem o conteúdo de uma informação e suas ramificações, fazem uma análise minuciosa das fontes que dispõem e que se relacionem com o objeto ou à pessoa envolvida, submetidos às averiguações...

O evangelho nos relata sobre Jesus, que algumas pessoas o consideraram ser um Profeta, o Messias, mas as autoridades religiosas fizeram ouvidos moucos às opiniões ... Tiveram pistas, mas não foram averiguar... Tinham tanta certeza de que Jesus era galileu, que desprezaram as informações dos guardas, das pessoas simples e até a advertência de Nicodemos que era fariseu, como eles, a respeito da Lei, em ouvir e saber o que Jesus havia feito, não foi considerada, ao contrário, foi também, ignorada, desdenhada...                                


'Naquele tempo, ao ouvirem as palavras de Jesus, algumas pessoas da multidão diziam: “Este é, verdadeiramente, o profeta”. Outros diziam: “Ele é o Messias”. Mas alguns objetavam: “Porventura o Messias virá da Galileia? Não diz a Escritura que o Messias será da descendência de Davi e virá de Belém, povoado de onde era Davi?” Assim, houve divisão no meio do povo por causa de Jesus. Alguns queriam prendê-lo, mas ninguém pôs as mãos nele. Então, os guardas do templo voltaram para os sumos sacerdotes e os fariseus, e estes lhes perguntaram: “Por que não o trouxestes?” Os guardas responderam: “Ninguém jamais falou como este homem”. Então, os fariseus disseram-lhes: “Também vós vos deixastes enganar? Por acaso algum dos chefes ou dos fariseus acreditou nele? Mas essa gente que não conhece a lei é maldita!” Nicodemos, porém, um dos fariseus, aquele que se tinha encontrado com Jesus anteriormente, disse: “Será que a nossa lei julga alguém antes de o ouvir e saber o que ele fez?” Eles responderam: “Também tu és galileu, porventura? Vai estudar e verás que da Galileia não surge profeta”. E cada um voltou para sua casa.' João 7,40-53.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque a vossa palavra nos ensina a sermos prudentes, meticulosos, antes de emitirmos opiniões, critérios, considerações ou conceitos equivocados a respeito dos irmãos! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na força e na unção de vosso Espírito Santo, dai-nos sabedoria para desenvolvermos ‘a arte do diálogo sereno e respeitoso com os que vivem e pensam de forma diferente da proposta cristã’. Ajuda-nos Pai, a seguirmos o exemplo de Jesus para sermos e agirmos como ele, mansos e humildes de coração – Mt 11,29! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ‘pelas famílias para que trilhemos o caminho da harmonia e da contínua conversão’ para a construção de uma sociedade mais justa, fraterna, solidária ... Amém!

Brasília-DF., 17 de março de 2018
           Ana Miranda Bessa


                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário