5.3.18

LUCAS 4,24-30 - JESUS EM NAZARÉ : REFLEXÃO DE ANINHA




É prudente sermos cuidadosos com as nossas palavras ou conceitos preconceituosos que emitimos em relação às pessoas, pois em assim o fazendo, as discriminamos e não seríamos agraciados  com os seus dons, dos quais poderíamos usufruir para o nosso próprio bem...

Naamã – que se encontrava leproso, era um general do rei da Síria e ao saber através de uma doméstica que trabalhava em sua casa, que em Israel existia um profeta que o livraria da lepra, ele foi ao seu encontro... Mas, a simplicidade do tratamento, em lavar-se sete vezes no rio Jordão, recomendado pelo Profeta Eliseu, fê-lo duvidar da sua eficácia para curá-lo, quando então, seus servos argumentaram com ele e o persuadiram a aceitar... Ele o fez, e ficou curado – 2Rs 5,1-15!

Jesus em Nazaré, sentindo-se mal acolhido pelo que seus conterrâneos julgavam a seu respeito, admoestou-os quanto a incredulidade deles, citando o Profeta Elias e a viúva de Sarepta, e Eliseu, com Naamã; e eles, vestiram a carapuça, o expulsaram da cidade, como nos narra Lucas no evangelho de hoje:

'Jesus, vindo a Nazaré, disse ao povo na sinagoga: “Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva que vivia em Sarepta, na Sidônia. E no tempo do profeta Eliseu havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio”. 
                                     



Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até o alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.' Lucas 4,24-30.

Diz-se, que a verdade ofende ... Devemos ser cautelosos com o nosso modo de ser e de agir quando as pessoas se aproximam de nós; não desdenhemos, não façamos pouco caso de ninguém; alguns minutos de atenção para com elas, escutando-as com interesse e respeito, poderão nos livrar de constrangimentos ou mal-entendidos ...

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos e acreditamos, confiamos e esperamos em vós! Graças Pai, porque mais uma vez Jesus nos ensina a fazermos bem a nossa parte aonde quer que nós estejamos e quando não formos bem acolhidos: cabeça erguida, firmes na fé, sigamos em frente... Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo e dai-nos sabedoria e discernimento para fazermos a vossa vontade, amando-vos e ao nosso próximo, como a nós mesmos – Mt 22,34-40. Ajuda-nos Pai, a sermos fraternos, abertos e receptivos, valorizando as pessoas, ouvindo-as, em todas as circunstâncias das nossas vidas, mesmo porque, poderemos estar acolhendo Anjos – Hb 13,1-2! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a não sermos preconceituosos, mas sensíveis, compassivos, solidários para com todos, amém!

Brasília-DF., 05 de maço de 2018
              Ana Miranda Bessa


                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário