24.8.18

JOÃO 1,45-51 - VOCAÇÃO DE FILIPE E DE NATANAEL : REFLEXÃO DE ANINHA





A Igreja, celebra a Festa de São Bartolomeu, Apóstolo. Bartolomeu – Palestina, século 1º, chamado Natanael, é apresentado ao Senhor por Filipe. Israelita sem falsidade, vence o preconceito contra Jesus e faz belo ato de fé: “Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel”. A exemplo deste apóstolo, testemunhemos nossa fé com palavras e obras.
Liturgia

Buscar a mesma verdade que muitos procuram, compartilhando-a com pessoas queridas com as quais convivemos, estas pessoas, poderão ajudar-nos, tornando-se para nós, canais, meios acessíveis que facilitem para nós,  encontrá-la...

Assim aconteceu com Filipe ao comunicar a Natanael ter encontrado Jesus, o Messias esperado ... Jesus é o cumprimento, a realização das Profecias de Deus, o seu Projeto de Salvação ‘a todos os que, com sinceridade e empenho, buscam realizar a vontade do Pai’!

Muitas vezes, poderemos ficar perplexos e agir como Natanael, ao duvidarmos do inusitado, do raro, assim ..., tão próximo..., tão ao alcance de nossos olhos, de nossas mãos...

Mas Natanael, deixou-se conduzir por Filipe e diante de Jesus, ao ouvir a sua voz, encontrou a verdade, e reconhecendo-a na pessoa de Jesus, curvou-se - espiritualmente, diante dele, professando a sua fé, como nos narra João, no evangelho de hoje:

'Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: “Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na lei e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José”. Natanael disse: “De Nazaré pode sair coisa boa?” Filipe respondeu: “Vem ver!” Jesus viu Natanael, que vinha para ele, e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”.

                                           


 Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel”. Jesus disse: “Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!” E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade, eu vos digo, vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem”.'  João 1,45-51.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós acreditamos, confiamos e esperamos em vós e em nosso Senhor Jesus Cristo! Graças Pai, porque em Jesus, ‘edificastes a vossa Igreja sobre os Apóstolos, com a qual formamos um só corpo, deixando-nos a Palavra da qual recebemos luz e alegria; a Eucaristia, alimento’ e fortaleza para o nosso corpo, alma e espírito! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na força de vosso Espírito Santo, infunde em nós a fé, a esperança e a caridade – 1Cor 13! Ajuda-nos, Pai, a percebermos a presença de Jesus e irmos ao seu encontro para o seguir e servir, vivenciando, anunciando e testemunhando a vossa Palavra em gestos, palavras e ações aonde quer que nós estejamos. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a termos um coração simples, sincero que bata ao ritmo do coração de Jesus para proclamarmos a Verdade e a Justiça na fidelidade ao seu seguimento, testemunhando-o aos irmãos e ao mundo! Amém!

São Bartolomeu, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém!


Brasília-DF., 24 de agosto de 2018
            Ana Miranda Bessa

                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário