28.8.18

MATEUS 23,23-26 - ACUSAÇÕES CONTRA OS ESCRIBAS E FARISEUS : REFLEXÃO DE ANINHA




A Igreja celebra a Memória de Santo Agostinho – Bispo e Doutor. Agostinho - Argélia, 354-430, de espírito sedento da verdade, transitou por diversas correntes filosóficas e seitas até chegar ao cristianismo, graças à influência de Santo Ambrósio e às orações da mãe, Santa Mônica. Celebrando a memória deste que é um dos maiores doutores e padres da Igreja, peçamos ao Senhor a graça de sermos justos, misericordiosos e fiéis.
Liturgia

A nossa conduta, o nosso modo de ser e de agir, poderão ser apreciados, analisados, à luz da prioridade ou importância pela forma como executamos os bens e serviços quer sejam nossos, quer estejam sob a nossa guarda ou responsabilidade...

Devemos ser coerentes no trato, na atenção, no cuidado, tanto ao comum, ou simples, quanto ao complexo, multidisciplinar, porque tudo contribui para compor a harmonia, a paz, a serenidade que almejamos no nosso cotidiano...

Jesus, hoje admoesta os mestres da lei e os fariseus para que o primordial seja useiro-vezeiro em seus atos na vida religiosa... Que o simples seja feito, sim, mas sem omitir, sem deixar de lado o essencial, que são ‘os ensinamentos mais importantes da lei, como a justiça, a misericórdia e a fidelidade’.

'Naquele tempo, disse Jesus: “Ai de vós, mestres da lei e fariseus hipócritas! Vós pagais o dízimo da hortelã, da erva-doce e do cominho e deixais de lado os ensinamentos mais importantes da lei, como a justiça, a misericórdia e a fidelidade.

                                          


 Vós deveríeis praticar isto sem, contudo, deixar aquilo. Guias cegos! Vós filtrais o mosquito, mas engolis o camelo. Ai de vós, mestres da lei e fariseus hipócritas! Vós limpais o copo e o prato por fora, mas, por dentro, estais cheios de roubo e cobiça. Fariseu cego! Limpa primeiro o copo por dentro, para que também por fora fique limpo”.' Mateus 23,23-26.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós acreditamos, confiamos e esperamos em vós e em nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho amado, a quem procuramos sempre ouvir – Mt 17,5 e encontrar, como Santo Agostinho, o encontrou! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, enviai o vosso Espírito Santo para que repouse sobre nós e nos dê sabedoria e discernimento para apreciarmos os bens temporais, mas sem perder de vista os bens eternos! Ajuda-nos Pai, ‘a caminharmos na sinceridade e na honestidade, comprometidos com os valores cristãos’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula dócil e fiel, exemplo e Mestra, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe, a sermos obedientes como a Senhora, que em tudo fez a vontade do Pai – Mt 12,49-50! Amém!

Santo Agostinho, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém!

Brasília-DF., 28 de agosto de 2018
          Ana Miranda Bessa


                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário