31.8.18
MATEUS 25,1-13 - AS DEZ VIRGENS : REFLEXÃO DE ANINHA
Verdadeiramente a Palavra de Deus é lâmpada para os nossos pés e luz para o nosso caminho – Sl 119,105. A Palavra instrui, ilumina, e é caminho de vida, exortação que disciplina – Pr 6,23!
Jesus é a luz do mundo e quem o segue, tem a luz da vida! Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida - Jo 8,12;14,6! Conectemo-nos, pois, nele, para manter a nossa lâmpada iluminando e ao mundo para caminharmos rumo ao Pai!
Caríssimos, sempre estamos a falar uns com os outros que o tempo voa, e nós também voamos... Nossos dias são como a relva que floresce como a flor do campo; roça-nos um vento e já desaparecemos ... Sl 103,15-16.
Jesus está conosco todos os dias, até a consumação dos séculos – Mt 28,20, e nele acreditamos, confiamos e esperamos... Jesus deixou-nos ensinamentos, palavras de vida eterna – Jo 6,63.68, fontes inesgotáveis do saber divino para nos guiar no nosso dia a dia e com a sua graça e ajuda, assim procuremos fazer....
'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: “O reino dos céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo. Cinco delas eram imprevidentes, e as outras cinco eram previdentes. As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas. O noivo estava demorando e todas elas acabaram cochilando e dormindo.
No meio da noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo está chegando. Ide ao seu encontro!’ Então as dez jovens se levantaram e prepararam as lâmpadas. As imprevidentes disseram às previdentes: ‘Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando’. As previdentes responderam: ‘De modo nenhum, porque o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar aos vendedores’. Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou. Por fim, chegaram também as outras jovens e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!’ Ele, porém, respondeu: ‘Em verdade eu vos digo, não vos conheço!’ Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia nem a hora”.' Mateus 25,1-13.
Diz-nos a Igreja que ‘Cristo afirmou antes da sua Ascensão que ainda não chegara a hora do estabelecimento glorioso do Reino messiânico esperado por Israel – At 1,6-7, que devia trazer a todos os homens, segundo os profetas – Is 11,1-9, a ordem definitiva da justiça, do amor e da paz. O tempo presente é, segundo o Senhor, o tempo do Espírito e do testemunho - At 1,8, mas é também um tempo ainda marcado pela “tristeza” – 1Cor 7,26 e pela provação do mal – Ef 5,16, que não poupa a Igreja – 1Pd 4,17 e inaugura os combates dos últimos dias - 1Jo 2,18;4,3; 1Tm 4,1. É um tempo de expectativa e de vigília – Mt 25,1.13; Mc 13,33-37.’ CIC 672.
Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos ensina a vigiar, a estarmos atentos, a planejarmos as nossas ações e compromissos a cumprir, programando-os, projetando-os sempre, com uma reserva técnica adicional para os contratempos ou o inusitado que por ventura possam advir, acontecer, como fizeram as jovens prudentes! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!
Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo para que repouse sobre nós e nos dê sabedoria e entendimento para vermos além do tempo e das aparências, preparando-nos para os imprevistos, seguindo em frente com a vossa benção, graça e luz, sem transtornos, sem impedimentos... Amém!
Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe ‘a mantermos sempre acesa a chama da fé e da fidelidade a Jesus e estarmos preparados para, a qualquer tempo, acolhê-Lo...’. Amém!
Brasília-DF., 31 de agosto de 2018
Ana Miranda Bessa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário