13.8.18

MATEUS 17,22-27 - JESUS PAGA O IMPOSTO DO TEMPLO : REFLEXÃO DE ANINHA






Quando estamos bem, em plena atuação psíquica, física, regra geral, a gente não consegue vislumbrar, imaginar, que um dia, morrerá... Interessante é que vivemos cada fase de nossa vida como se fosse eterna, não finita... Conheço pessoas que não gostam de falar sobre isso ...

Sabemos que quem ama cuida e Deus assim o fez ao enviar-nos Jesus, seu Filho unigênito, consubstancial a ele, Pai – Jo 3,16;10,30!

Jesus hoje, diz aos seus discípulos - preparando os seus corações, o segundo anúncio da sua Paixão, sendo o primeiro em – Mt 16,21, prometendo-lhes que no terceiro dia ele ressuscitará... No primeiro anúncio, Pedro o rechaça, repele, e Jesus o corrigiu; neste segundo anúncio foi diferente, eles ficaram tristes... Começaram a compreender a Missão de Jesus e o projeto de Deus para a nossa salvação...

Quanto ao incidente da não obrigatoriedade de pagarem impostos por serem filhos e estarem isentos, Jesus nos dá o exemplo para evitarmos escandalizar, confiando sempre na providência divina...

'Naquele tempo, quando Jesus e os seus discípulos estavam reunidos na Galileia, ele lhes disse: “O Filho do homem vai ser entregue nas mãos dos homens. Eles o matarão, mas no terceiro dia ele ressuscitará”. E os discípulos ficaram muito tristes.
  Quando chegaram a Cafarnaum, os cobradores do imposto do templo aproximaram-se de Pedro e perguntaram: “O vosso mestre não paga o imposto do templo?” Pedro respondeu: “Sim, paga”.
                                   



 Ao entrar em casa, Jesus adiantou-se e perguntou: “Simão, que te parece: os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem, dos filhos ou dos estranhos?” Pedro respondeu: “Dos estranhos!” Então Jesus disse: “Logo os filhos são livres. Mas, para não escandalizar essa gente, vai ao mar, lança o anzol e abre a boca do primeiro peixe que tu pescares. Ali tu encontrarás uma moeda; pega então a moeda e vai entregá-la a eles, por mim e por ti”.' Mateus 17,22-27.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos revela que a morte é a passagem de um percurso que nos levará à vida nova, eterna... Graças Pai, porque Jesus nos ensina que para uma convivência harmoniosa e pacífica entre todos, aqui, devemos deixar-nos inserir no contexto e participar de forma coerente, solidária, quanto ao que é preciso fazer... Graças, Pai! Glórias e louvores e avós, Senhor!

Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo e infunde em nós a força, a coragem, a esperança, para apreciarmos os bens temporais, mas sem perder de vista os bens eternos ... Ajuda-nos, ó Pai, para que tenhamos responsabilidade moral e cívica, e pratiquemos o bem, o direito, a ordem, a justiça, em tudo que concerne a Vós, ao vosso Reino, às pessoas, à sociedade, como um todo... Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula dócil, obediente e fiel, que na Apresentação de Jesus Menino, no Templo, levou, como vem dito na Lei a oferenda ao Senhor – Lc 2,22-24, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe, a imitarmos o vosso exemplo, fazendo sempre a vontade de nosso Deus e Pai! Amém!


Brasília-DF., 13 de agosto de 2018
           Ana Miranda Bessa

                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário