8.8.18

MATEUS 15,21-28 - FÉ MANIFESTADA A JESUS POR UMA MÃE PAGÃ : REFLEXÃO DE ANINHA





Reconhecer o poder de Deus atuante em Jesus Cristo, é o primeiro passo para testemunhar a nossa fé, a nossa confiança diante de todos de que ele, Jesus, é capaz de realizar o que nele buscamos e esperamos...

Caríssimos, a aparente indiferença de Jesus para com a mãe cananeia, considerada pagã, do evangelho de hoje, fez com que os seus discípulos lhe sugerissem dispensá-la... E, a justificativa de Jesus de que veio para atender apenas as ovelhas perdidas da casa de Israel, suscitou nela a aceitação de sua classe inferior, comparando-se aos cachorrinhos que comem as migalhas caídas no chão ... Ela perseverou com humilde submissão no seu objetivo junto a Jesus, prostrando-se diante dele e reconhecendo-o como Senhor, implorou-lhe para libertar a sua filha do jugo demoníaco em que se encontrava... Jesus, ao ver tamanha fé, lhe estende a sua misericórdia:

'Naquele tempo, Jesus retirou-se para a região de Tiro e Sidônia. Eis que uma mulher cananeia, vindo daquela região, pôs-se a gritar: “Senhor, filho de Davi, tem piedade de mim: minha filha está cruelmente atormentada por um demônio!” Mas Jesus não lhe respondeu palavra alguma. Então, seus discípulos aproximaram-se e lhe pediram: “Manda embora essa mulher, pois ela vem gritando atrás de nós”. 

                                          

Jesus respondeu: “Eu fui enviado somente às ovelhas perdidas da casa de Israel”. Mas a mulher, aproximando-se, prostrou-se diante de Jesus e começou a implorar: “Senhor, socorre-me!” Jesus lhe disse: “Não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-lo aos cachorrinhos”. A mulher insistiu: “É verdade, Senhor; mas os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos!” Diante disso, Jesus lhe disse: “Mulher, grande é a tua fé! Seja feito como tu queres!” E desde aquele momento sua filha ficou curada' Mateus 15,21-28.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus manso e humilde de coração - Mt 11,29, acolhe a todos que creem, confiam e esperam nele! Graças Pai, porque Jesus nos ensina a perseverar no nosso ideal; a sermos seguros do que queremos e pretendemos alcançar e se necessário for, assumirmos a atitude de humildade e aceitação daquilo que nos denominem ser, porque somos o que somos pela vossa graça, Senhor – 1Cor 15,10! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo para que repouse sobre nós e ‘a exemplo da mulher cananeia, sempre confiemos em vosso socorro e sejamos firmes e fortes na fé’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a conhecermos e vivenciarmos a Palavra do Senhor, para que mereçamos ‘fazer parte de seu convívio, porque em seu Reino não há exclusão’. Amém!

São Domingos de Gusmão – Presbítero e Fundador. Espanha, 1170-1221, com Francisco de Assis, século 13, fundou a Ordem dos Frades Pregadores – Dominicanos, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém!

Brasília-DF., 08 de agosto de 2018
           Ana Miranda Bessa

                             
































Nenhum comentário:

Postar um comentário