17.8.18

MATEUS 19,3-12 - DEBATES SOBRE O MATRIMÔNIO : REFLEXÃO DE ANINHA






Sabemos que só amamos o que conhecemos... A intimidade com o amado, a amada, na convivência e cumplicidade diária, vai nos propiciando amiúde, compreendermo-nos um ao outro...

Os filhos que concebemos, têm, conosco pais e entre irmãos, as suas divergências intrínsecas e extrínsecas e vieram de nós... Assim nós e nosso cônjuge, como indivíduos, somos uma ‘caixinha de surpresas’... Não perder o foco quanto ao que lá no início nos incentivou, aproximou, nos uniu e o que juntos construímos, pode ajudar a renovar e solidificar o sentimento que nutrimos um pelo outro...

A Palavra de Deus, a participação na Igreja, o congregar-se 
na Comunidade, nos ajudam na nossa vocação, doação e consagração ao matrimônio; foram e ainda são muito importantes para mim e meu esposo nestas quatro décadas de vida em comum... 

A felicidade é fecundada e cultivada dentro de cada um de nós... O nosso testemunho como casal, é buscar em Jesus, apoio em tudo... Jesus nos exorta a irmos a Ele, porque o seu jugo é suave e o seu fardo é leve – Mt 11,29-30. Vamos a Ele, pois!

'Naquele tempo, alguns fariseus aproximaram-se de Jesus e perguntaram, para o tentar: “É permitido ao homem despedir sua esposa por qualquer motivo?” Jesus respondeu: “Nunca lestes que o criador, desde o início, os fez homem e mulher? E disse: ‘Por isso, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne’? De modo que eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe”.  
Os fariseus perguntaram: “Então, como é que Moisés mandou dar certidão de divórcio e despedir a mulher?” 
                                           


Jesus respondeu: “Moisés permitiu despedir a mulher por causa da dureza do vosso coração. Mas não foi assim desde o início. Por isso, eu vos digo: quem despedir a sua mulher – a não ser em caso de união ilegítima – e se casar com outra, comete adultério”. Os discípulos disseram a Jesus: “Se a situação do homem com a mulher é assim, não vale a pena casar-se”. Jesus respondeu: “Nem todos são capazes de entender isso, a não ser aqueles a quem é concedido. Com efeito, existem homens incapazes para o casamento, porque nasceram assim; outros, porque os homens assim os fizeram; outros, ainda, se fizeram incapazes disso por causa do reino dos céus. Quem puder entender, entenda”.' Mateus 19,3-12. 

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque ‘o Senhor criou homem e mulher para formarem comunidade de vida e amor na família’, e Jesus nos ensina que a sinceridade e a simplicidade de coração, favorece a nossa relação conjugal! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Santo, enviai o vosso Espírito Santo para que repouse sobre nós e nos dê sabedoria e discernimento para o diálogo aberto e franco em vista dos desentendimentos e conflitos que por ventura possamos vivenciar... Pai, dai ‘força e entusiasmo às famílias que buscam crescer no amor e na união’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós e ‘pelos casais da comunidade para que se firmem na fidelidade e na paciente compreensão das fraquezas do outro’. Amém!

Brasília-DF., 17 de agosto de 2018
           Ana Miranda Bessa 


                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário