14.8.18

MATEUS 18,1-5.10.12-14 - QUEM É O MAIOR? A OVELHA PERDIDA : REFLEXÃO DE ANINHA




A Igreja celebra a Memória de São Maximiliano M. Kolbe – Presbítero e Mártir. Maximiliano Maria – Polônia, 1894 – 1941, franciscano conventual, foi grande missionário e ardoroso devoto da mãe de Jesus. Prisioneiro num campo de concentração nazista, ali se ofereceu para morrer no lugar de um pai de família. João Paulo 2º proclamou-o “patrono do difícil século 20”. Celebrando sua memória, rezemos por todas as famílias, nesta semana que lhes é dedicada. Liturgia.

São Maximiliano, ofertou-se como ‘cordeiro’ para substituir o pai de família que seria sacrificado ... Celebrando a família, Jesus hoje nos mostra a grandeza de nos tornarmos como as crianças...

Jesus é manso e humilde de coração - Mt 11,29 e se faz até, como criança... A sua resposta aos discípulos, nos revela a necessidade de nos convertermos e que a dependência, simplicidade, ingenuidade e fragilidade das crianças, dos pequeninos, são agradáveis ao nosso Deus e Pai. E, São Paulo, vem nos confirmar que é na fraqueza que a força manifesta todo seu poder – 2 Cor 12,9!

'Naquele tempo, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no reino dos céus?” Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles e disse: “Em verdade vos digo, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, não entrareis no reino dos céus. Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no reino dos céus. E quem recebe em meu nome uma criança como esta é a mim que recebe.

                                            


 Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus. Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas para procurar aquela que se perdeu? Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela do que com as noventa e nove que não se perderam. Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos”.' Mt 18,1-5.12-14.

Diz-nos a Igreja, que 'É Vontade do nosso Pai "que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade" – 1Tm 2,3-4. Ele "usa de paciência, porque não quer que ninguém se perca" – 2 Pd 3,9; 
Mt 18,14. Seu mandamento, que resume todos os outros, e que nos diz toda a sua vontade, é que "nos amemos uns aos outros, como ele nos amou" – Jo 13,34; 1 Jo 3;4; Lc 10,25-37.' CIC 2822. 

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos adoramos, nós vos bendizemos, nós vos damos graças, ó Pai, pela vossa imensa glória! Graças Pai, porque a humildade e a simplicidade de coração, podem nos escancarar as portas do vosso reino de amor! Graças Pai, porque Jesus nos ensina a sermos como as crianças ...

Pai Amado, na força de vosso Espírito Santo dai-nos sabedoria para discernir a vossa Palavra, vivenciando-a, anunciando-a e testemunhando-a em gestos, palavras e ações... Ajuda-nos, ó Pai, a acolhermos amorosamente a todos, porque em assim fazendo, estaremos acolhendo Jesus, vosso Filho amado - Mt 17,5! Ajuda-nos Pai, a nos interessarmos pelos irmãos que de vós se afastaram, trazendo-os a vós, pelo nosso testemunho...

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e pelas famílias, ‘concedendo aos pais e mães preservar o dom da alegria em meio aos sacrifícios que continuamente fazem pelo bem de sua casa’. Amém!


São Maximiliano M. Kolbe, rogai a Deus por nós e pelas famílias, para que sejamos dignos das promessas de Cristo, amém!

Brasília-DF., 14 de agosto de 2018 

       Ana Miranda Bessa

                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário