7.8.18

MATEUS 14,22-36 - JESUS CAMINHA SOBRE AS ÁGUAS E PEDRO COM ELE : REFLEXÃO DE ANINHA





Muitas vezes, em tempo de chuvas, a praticidade na utilização de um guarda-chuva dobrável que caiba na mochila, na bolsa, não é o mais recomendável... Regra geral, com o vento contrário, as tiras metálicas de apoio podem quebrar, ou envergam e vira do lado do avesso, deixando-nos a descoberto e à mercê da chuva ... Quando uma pessoa vem em nosso auxilio e compartilha conosco um grande e forte guarda-chuva, é um alívio...

A experiência acima, em comparação com o barco dos discípulos de Jesus em alto mar, serve para nos mostrar a necessidade de prevermos situações de risco e estarmos preparados para superá-las...

Os discípulos, provavelmente angustiados com as ondas agitando a barca e dificultando a navegação, ao 'verem um fantasma', caminhando sobre o mar e em direção a eles, ficaram apavorados e gritaram de medo... Jesus se identifica e tudo se acalma, como nos narra Mateus no evangelho de hoje:

'Depois que a multidão comera até saciar-se, Jesus mandou que os discípulos entrassem na barca e seguissem, à sua frente, para o outro lado do mar, enquanto ele despediria as multidões. Depois de despedi-las, Jesus subiu ao monte para orar a sós. A noite chegou, e Jesus continuava ali, sozinho. A barca, porém, já longe da terra, era agitada pelas ondas, pois o vento era contrário. Pelas três horas da manhã, Jesus veio até os discípulos, andando sobre o mar. Quando os discípulos o avistaram andando sobre o mar, ficaram apavorados e disseram: “É um fantasma”. E gritaram de medo. 

                                                


Jesus, porém, logo lhes disse: “Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!” Então Pedro lhe disse: “Senhor, se és tu, manda-me ir ao teu encontro, caminhando sobre a água”. E Jesus respondeu: “Vem!” Pedro desceu da barca e começou a andar sobre a água, em direção a Jesus. Mas, quando sentiu o vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: “Senhor, salva-me!” Jesus logo estendeu a mão, segurou Pedro e lhe disse: “Homem fraco na fé, por que duvidaste?” Assim que subiram na barca, o vento se acalmou. Os que estavam na barca prostraram-se diante dele, dizendo: “Verdadeiramente, tu és o Filho de Deus!” Após a travessia, desembarcaram em Genesaré. Os habitantes daquele lugar reconheceram Jesus e espalharam a notícia por toda a região. Então levaram a ele todos os doentes; e pediam que pudessem ao menos tocar a barra de sua veste. E todos os que a tocaram ficaram curados.' Mateus 14,22-36. 

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque nos permites vivenciar momentos difíceis para revelar-nos que o Senhor tem sempre o vosso olhar sobre nós – Sl 102,20-21; nunca nos deixa ou nos deixará sozinhos – Mt 28,20, basta que tenhamos fé, acreditemos, confiemos e esperemos em vós! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo para que repouse sobre nós e aumente a nossa fé – Lc 17,5; dai-nos, ó Pai, o dom da Fortaleza e vos chamar, vos buscar nos momentos de medo e aflição para que o Senhor nos ajude a superar as dificuldades em todas as circunstâncias de nossas vidas - Sl 118,5! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a sermos sábios e prudentes no bem - Rm 16,19; perseverantes na oração e em intimidade com o Senhor, sejamos fortalecidos e preenchidos com a sua graça, seu amor e seu poder, amém!

Brasília-DF., 07 de agosto de 2018 

          Ana Miranda Bessa

                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário