6.8.18

MARCOS 9,2-10 - A TRANSFIGURAÇÃO DE JESUS : REFLEXÃO DE ANINHA





A Igreja celebra a Festa da Transfiguração do Senhor. A transfiguração favorece os discípulos a compreensão do mistério pascal do Senhor. Celebrada 40 dias antes da festa da Exaltação da Cruz, a festa de hoje manifesta o esplendor da vida divina presente em Jesus. Deixemo-nos transfigurar por ele.
Liturgia

Caríssimos, sabemos que a vida é uma conquista desde a nossa concepção e ao encontrarmos o lugar seguro e fecundo no ventre de nossa mãe para nos acolher, proteger, a vida desabrocha, somos formados...

Encontrar um lugar tranquilo é a meta de todos nós... Jesus nos disse que neste mundo teríamos tribulações e ele mesmo as vivenciou – Jo 16,33; 18-20. Antes, porém, por vontade do Pai, quis mostrar aos seus discípulos mais próximos – Pedro, Tiago e João, que a vida nele e com ele é muito mais... Jesus, consubstancial ao Pai e por ele gerado, revela-lhes o seu fulgor, os mistérios do reino com a presença de Elias e Moisés, e  aqueles, ouvem a própria voz do Pai que lhes ordena para escutarem a Jesus, como nos narra Marcos no evangelho de hoje:

'Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e os levou sozinhos a um lugar à parte sobre uma alta montanha. E transfigurou-se diante deles. Suas roupas ficaram brilhantes e tão brancas como nenhuma lavadeira sobre a terra poderia alvejar. Apareceram-lhe Elias e Moisés, e estavam conversando com Jesus.
 Então Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: “Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. Pedro não sabia o que dizer, pois estavam todos com muito medo. 
                                              


Então desceu uma nuvem e os encobriu com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: “Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!” E, de repente, olhando em volta, não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus com eles. Ao descerem da montanha, Jesus ordenou que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do homem tivesse ressuscitado dos mortos. Eles observaram essa ordem, mas comentavam entre si o que queria dizer “ressuscitar dos mortos”.' Marcos 9,2-10. 

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque assim como Jesus encheu de esperança os corações de seus amigos, estes, com seus testemunhos nos enchem também de esperança... Temos um Pai, temos um lugar, uma morada eterna onde ficar – Jo 14,1-3! Graças, Pai! Glórias e louvores a vos, Senhor!

Pai Amado, na força de vosso Espírito Santo, dai-nos sabedoria e discernimento para compreender que o Senhor nos ama com amor eterno – Sl 136 e em Cristo, tudo preparaste para estarmos com o Senhor! Ajuda-nos Pai a conhecermos a vossa Palavra, vivenciando-a, testemunhando-a e anunciando-a aos irmãos que ainda não conhecem Jesus e o vosso projeto de salvação para os que creem, esperam e confiam em vós! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula dócil e fiel do Pai, rogai a Deus por nós para que refuljamos a luz de Cristo em gestos, palavras e ações aonde quer que nós estejamos, amém!

Brasília-DF., 06 de agosto de 2018
            Ana Miranda Bessa


                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário