9.11.18

JOÃO 2,13-22 - A PURIFICAÇÃO DO TEMPLO : REFLEXÃO DE ANINHA





Festejamos hoje o aniversário da Dedicação da Catedral de Roma, a Basílica do Latrão, mãe de todas as igrejas. Com muito amor e em comunhão com as comunidades cristãs do mundo inteiro, reunimo-nos na igreja, casa de Deus e nossa, para celebrar a Páscoa de Jesus -
Liturgia.

É divino estar reunidos em comunidade para louvar e agradecer ao Senhor, conhecer a sua Palavra para vivenciá-la no nosso dia a dia... Verdadeiramente, quando conhecemos um assunto específico, o valorizamos e respeitamos e com argumentos e testemunhos reais por nós experimentados e vivenciados, prontificamo-nos a defende-lo, protege-lo, ensiná-lo, anunciá-lo àqueles que ainda não tiveram a oportunidade de o conhecer...

Nosso Deus-Criador enviou Anjos, Patriarcas, Profetas para ensinar seu povo a fazer a sua vontade, até que por último, como nos relata Jesus na parábola dos vinhateiros homicidas – Mc 12,1-12, Deus enviou seu próprio Filho Jesus Cristo para nos salvar – Jo 3,16!

Enviar o próprio Filho, foi como vir até nós o próprio Deus e assim foi: Deus se fez Uno com Jesus – Jo 10,30! E Jesus, tudo fez como o Pai lhe falara... E, a atitude de Jesus para com o Templo no evangelho de hoje, nos revela o seu valor divino pelo qual Jesus, como os Profetas, teve pelo Templo, o mais profundo respeito – Lc 2,11-39; 46,49; 2,41.

'Estava próxima a Páscoa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém. No Templo, encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas e os cambistas que estavam aí sentados. Fez então um chicote de cordas e expulsou todos do Templo, junto com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas. E disse aos que vendiam pombas: “Tirai isto daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!” Seus discípulos lembraram-se, mais tarde, que a Escritura diz: “O zelo por tua casa me consumirá”.
                                               


Então os judeus perguntaram a Jesus: “Que sinal nos mostras para agir assim?” Ele respondeu: “Destruí este Templo, e em três dias o levantarei”. Os judeus disseram: “Quarenta e seis anos foram precisos para a construção deste santuário e tu o levantarás em três dias?” Mas Jesus estava falando do Templo do seu corpo. Quando Jesus ressuscitou, os discípulos lembraram-se do que ele tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra dele.' João 2,13-22.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos ensina que o Templo - Casa de Oração é o lugar privilegiado de encontro com o Senhor, é a vossa morada, aqui no meio de nós – Mt 21,13! Graças Pai por sermos
 um templo vosso - o Espírito Santo habita em nós - 1Cor 3,16-17 e a comunidade cristã, corpo de Cristo - 1Cor 12,2s, é o verdadeiro Templo da nova Aliança. Graças Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor! 

Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo e dai-nos sabedoria e discernimento para compreender que a vossa casa é o lugar onde nos reunimos com os irmãos para celebrar a vida, que é o próprio Cristo Ressuscitado, onde o Senhor se manifesta, amém!

Santa Maria, mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e caminha conosco Mãe para sermos sempre unidos, caridosos, fraternos e solidários uns com os outros ... Ajuda-nos Mãe a agradarmos ao Pai e fazermos a sua vontade para que ele venha fazer morada em nosso coração. Amém!

Brasília-DF., 09 de novembro de 2018
              Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário