24.11.18

LUCAS 20,27-40 - A RESSURREIÇÃO DOS MORTOS : REFLEXÃO DE ANINHA





A Igreja celebra a memória de Santo André Dunc-Lac, Presbítero e Mártir. Dos séculos 17 ao 19, excetuados breves períodos de paz, os governantes das regiões do atual Vietnã incutiram no povo o ódio aos seguidores de Jesus. Nesse período, André e mais de uma centena de companheiros foram martirizados por ali introduzirem e viverem a religião cristã. Celebrando a memória destes mártires, rezemos por todos os cristãos que ainda hoje sofrem perseguição.
Liturgia

Graças ao nosso Deus, à fé e ao testemunho de nossos pais, podemos aceitar e conformarmos diante dos mistérios divinos quanto à morte e o nosso destino final... Seria, como nos diz São Paulo, que ‘Agora vemos em espelho, e de maneira confusa, mas depois, veremos face a face’ – 1Cor 13,12.

Nosso Deus-Criador nos formou à sua imagem e semelhança, preparou para nós o Paraíso, mas a desobediência de Adão e Eva, os primeiros ancestrais – Gn 1-3, fê-lo mudar o seu projeto inicial... E, como Deus nos ama com amor eterno – Sl 136 porque Ele nos fez e somos seus e, como todo bom Pai, ele nos quer junto dele ... Assim que, no tempo favorável Deus enviou Jesus, seu próprio Filho – Jo 3,16, considerando que o ouviriam, se converteriam, compreenderiam... 

No tempo de Jesus, a ressurreição era velada ao entendimento de muitos, enquanto outros, como os saduceus não a consideravam real e estes perguntaram a Jesus sobre a mesma...

'Naquele tempo, aproximaram-se de Jesus alguns saduceus, que negam a ressurreição, e lhe perguntaram: “Mestre, Moisés deixou-nos escrito: ‘Se alguém tiver um irmão casado e este morrer sem filhos, deve casar-se com a viúva a fim de garantir a descendência para o seu irmão’. Ora, havia sete irmãos. O primeiro casou e morreu sem deixar filhos. Também o segundo e o terceiro se casaram com a viúva. E assim os sete: todos morreram sem deixar filhos. Por fim, morreu também a mulher. Na ressurreição, ela será esposa de quem? Todos os sete estiveram casados com ela”.
                                                             



Jesus respondeu aos saduceus: “Nesta vida, os homens e as mulheres casam-se, mas os que forem julgados dignos da ressurreição dos mortos e de participar da vida futura, nem eles se casam nem elas se dão em casamento; e já não poderão morrer, pois serão iguais aos anjos, serão filhos de Deus, porque ressuscitaram. Que os mortos ressuscitam, Moisés também o indicou na passagem da sarça, quando chama o Senhor o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó. Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos, pois todos vivem para ele”. Alguns doutores da lei disseram a Jesus: “Mestre, tu falaste muito bem”. E ninguém mais tinha coragem de perguntar coisa alguma a Jesus.' Lucas 20,27-40.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus que abriu os céus para nós, testemunha a verdade da vossa promessa, testemunhada pelos Apóstolos ... E Tomé, com a sua incredulidade, ao ver Jesus ressurreto e este falar-lhe, além de abrir os olhos de Tomé, abriu também os nossos olhos e o nosso coração à fé ao professar : ‘meu Senhor e meu Deus’! E, para a nossa alegria e esperança na ressurreição fez Jesus nos revelar que felizes somos nós, que não o vimos, mas nele acreditamos – Jo 20,24s! Graças Pai, porque ‘a vida, não é no tempo em que vivemos pelo tempo que o Senhor nos concede a graça de viver... A vida é uma Vida que se desabrocha no Amor e para sempre’, junto a vós! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na unção de vosso Espírito Santo fortalecei-nos na fé; dai-nos sabedoria e entendimento para sermos e mantermo-nos fiéis e ‘confiantes na vida plena e eterna, prometida por Jesus’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém!

Brasília-DF., 24 de novembro de 2018 

              Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário