28.11.18

LUCAS 21,12-19 - TEMPOS DE AFLIÇÃO : REFLEXÃO DE ANINHA




A história da nossa salvação nos revela eventos trágicos de purificação para a nossa libertação como povo amado de Deus e que começou em Gênesis 3, com a expulsão de Adão e Eva do Paraíso; o Dilúvio – Gn 6; Êxodo e etc...

No tempo favorável quis Deus enviar seu próprio Filho – Jo 3,16, para nos resgatar, reconciliar com ele e nos salvar – Hb 9,15; Mc 10,45; 1Pd 1,18-19; 2Cor 5,18; Jo 4,42! E, como sabemos, Jesus sofreu a Paixão e Morte na Cruz para provar com a sua Ressurreição, ser ele o Filho de Deus – Jo 18-21! 


'Jesus nos chama a permanecer de pé... Permanecer de pé significa portanto, viver em profunda fidelidade os valores do Evangelho; ter apreço, e cultivar em nós, a transparência e a honestidade... Permanecendo firmes, é que ganharemos a Vida!' 
                                              


'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Antes que estas coisas aconteçam, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e postos na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. Esta será a ocasião em que testemunhareis a vossa fé. Fazei o firme propósito de não planejar com antecedência a própria defesa; porque eu vos darei palavras tão acertadas, que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater. Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. E eles matarão alguns de vós. Todos vos odiarão por causa do meu nome. Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!”' - Lucas 21,12-19.

Diz-nos a Igreja que 'Antes do advento de Cristo, a Igreja deve passar por uma provação final que abalará a fé de muitos crentes - Lc 18,8; Mt 24,12. A perseguição que acompanha sua peregrinação na terra - Lc 21,12; Jo 15,19-20 desvendará o "mistério de iniquidade" sob a forma de uma impostura religiosa que há de trazer aos homens  aparente 
solução a seus problemas, à custa do abandono da verdade. A impostura religiosa suprema é a do anticristo, isto é, a de um pseudo-messianismo em que o homem se glorifica a si mesmo em lugar de Deus e de seu Messias que veio na carne - 2Ts 2,4-12; 1Ts 5,2-3; 2Jo 7; 1Jo 2,18.22.' CIC 675. 

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque em vós, ‘venceremos por Cristo, com Cristo e em Cristo, as propostas enganadoras e as seduções do mal’. Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na unção de vosso Espírito Santo ‘ajuda-nos Pai a distinguirmos o essencial do transitório e reconhecer a nossa vocação à santidade’! Ajuda-nos Pai, a vivenciarmos a vossa Palavra e a nossa fé, vivenciando-as, testemunhando-as, anunciando-as mesmo em meio às tribulações, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e pelas nossas famílias a fim de nos mantermos unidos e fiéis no amor e na fé em meio às dificuldades da caminhada, amém!

Brasília-DF., 28 de novembro de 2018

              Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário