7.11.18

LUCAS 14,25-33 - QUALIDADES DOS VERDADEIROS DISCÍPULOS : REFLEXÃO DE ANINHA




O nosso dia a dia é pautado por planejamento e realizações... O dia tem x horas e já pela manhã nos organizamos para cumprir a meta do que pretendemos fazer, priorizando os eventos mais importantes...

Na minha juventude, eu trabalhava durante o dia e fiz os cursos médio e superior à noite em nove anos, sendo três anos no curso técnico, um ano de cursinho e cinco de faculdade, não sem sacrifícios, não sem renúncias ... Como a minha perspectiva era me formar para ter uma situação financeira melhor e contribuir mais para o bem dos meus familiares, isto me animava, fortalecia, entusiasmava e me fazia persistir, perseverar no ideal que me propusera fazer!

Portanto, o que Jesus nos propõe hoje, pode parecer à primeira vista difícil de cumprir, mas Jesus mesmo, vai nos ajudando a superar os contratempos e obstáculos e temos a prova, o testemunho concreto dos seus discípulos, bem como dos Sacerdotes, consagrados, religiosos e leigos de nossos tempos...

'Naquele tempo, grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, ele lhes disse: “Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo. Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim não pode ser meu discípulo.
                                                 


Com efeito, qual de vós, querendo construir uma torre, não senta primeiro e calcula os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário, ele vai lançar o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso começarão a caçoar, dizendo: ‘Este homem começou a construir e não foi capaz de acabar!’ Ou ainda, qual o rei que, ao sair para guerrear com outro, não se senta primeiro e examina bem se, com dez mil homens, poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil? Se ele vê que não pode, enquanto o outro rei ainda está longe, envia mensageiros para negociar as condições de paz. Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!”' Lucas 14,25-33.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai pela ‘Igreja que trabalha pela salvação de toda a humanidade’! Graças Pai pela nossa perseverança, alicerçada na vossa palavra, na fé, na oração e na comunhão eucarística, fortaleza para o nosso corpo, para a nossa alma! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na força de vosso Espírito Santo, unge-nos Senhor a fim de ‘renunciarmos a tudo que não vos agrada, disponibilizando-nos para carregar a nossa cruz e caminhar com Jesus, nossa luz e salvação’. Ajuda-nos, ó Pai a reedificarmos a sociedade brasileira fundamentada na justiça e no direito a todos, indistintamente. Amém!

Santa Maria, Mãe e Jesus e nossa rogai a Deus por nós e ‘pelas famílias para que se esforcem para viver na harmonia e no benquerer’, amando e respeitando-se, mutuamente, amém!

Brasília-DF., 07 de novembro de 2018 

               Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário