8.11.18

LUCAS 15,1-10 : A OVELHA PERDIDA : REFLEXÃO DE ANINHA




Nosso relacionamento com as pessoas, assemelha-se ao nosso relacionamento com os nossos animais de estimação, e de cria, como a ovelha da parábola de hoje - ilustrada por Jesus, que se perdeu e o seu dono foi em sua busca e que se estende, também, como quando perdemos um objeto de valor e o procuramos até encontrá-lo...

Jesus nos lembra que assim como acolhemos, cuidamos dos nossos bichinhos de estimação, cuidemos também, com caridade e amor dos que ainda não conhecem a Palavra de Deus e a sua misericórdia... É preciso darmos testemunho da nossa fé através de uma conduta atenciosa, compassiva, benevolente, às pessoas, para que possa despertar nelas o desejo de querer, ter vontade, de conhecer e estar com o Senhor...

Caríssimos, como missionários de Jesus, ele nos exorta a participarmos desde aqui, da alegria dos Anjos de Deus, saindo ao encontro dos irmãos afastados, ou perdidos, trazendo-os para o aconchego do Senhor!

'Naquele tempo, os publicanos e pecadores aproximaram-se de Jesus para o escutar. Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus. “Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles”.
                                                

Então Jesus contou-lhes esta parábola: “Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto, e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la? Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria, e, chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!’ Eu vos digo: Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão. 

E se uma mulher tem dez moedas de prata e perde uma, não acende uma lâmpada, varre a casa e a procura cuidadosamente, até encontrá-la? Quando a encontra, reúne as amigas e vizinhas, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a moeda que tinha perdido! ’ Por isso, eu vos digo, haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte”.’ Lucas 15,1-10.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos adoramos, nós vos bendizemos, nós vos damos graças ó Pai, pela vossa imensa glória, porque nos amas com amor eterno – Sl 136 e nos enviastes Jesus vosso Filho amado – Jo 3,16; Mt 17,5, Caminho, Verdade e Vida para nos conduzir a vós – Jo 14,6! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na graça e na unção de vosso Espírito Santo, exulte o nosso coração em vos buscar para que sejamos conduzidos pela vossa palavra, mirando no essencial – Cristo – para vivenciar a alegria do encontro e da acolhida que provêm de vós! Ajuda-nos, ó Pai, ‘a reconduzirmos ao vosso caminho os que dele se desviaram e concedei a vossa luz aos que nunca o conheceram’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula, dócil e fiel, nosso exemplo, modelo e Mestra, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe ‘a vencer todo preconceito e desconfiança contra quem faz outras opções religiosas’, respeitando-as  como irmãos que somos e filhos amados do mesmo Pai!

Brasília-DF., 08 de novembro de 2018 
           Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário