20.11.18

LUCAS 19,1-10 - ZAQUEU RECEBE JESUS : REFLEXÃO DE ANINHA





‘Somos a Igreja do pão, do pão repartido e do abraço e da paz. Somos a Igreja da paz, da paz partilhada e do abraço e do pão’ –
Padre Zezinho, SCJ.

Mateus, também chamado Levi, cobrador de impostos, ao ser chamado por Jesus para segui-lo, aceitou e ofereceu-lhe uma grande  festa em sua casa para apresentá-lo aos seus amigos – Lc 5, 27-29.

Jesus ao celebrar a última Ceia com os seus discípulos, fê-la em casa de uma pessoa, onde conhecia bem os detalhes da mesma – Mt 26,17-19.

Em meio à multidão que acompanhava Jesus em Jericó, Zaqueu , chefe dos cobradores de impostos e muito rico, em vista de sua baixa estatura, subiu em uma árvore para ver Jesus passar... Jesus o vê, pede-lhe para descer depressa e diz-lhe que nesse dia ficará com ele em sua casa, como nos narra Lucas no Evangelho de hoje:

'Naquele tempo, Jesus tinha entrado em Jericó e estava atravessando a cidade. Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico. Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo. Então ele correu à frente e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali. Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”. Ele desceu depressa, e recebeu Jesus com alegria. Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo: “Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!” Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor: “Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres, e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais”.
                                                                            


Jesus lhe disse: “Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.' Lucas 19,1-10.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus está conosco todos os dias até a consumação dos séculos – Mt 28,20. Graças, porque Jesus querendo permanecer em nós para que nós permanecêssemos Nele, se faz Pão – Jo 6,34;56 e instituiu a Eucaristia – seu Corpo e Sangue, para que a fizéssemos em sua Memória - Lc 22,19-20, como fortaleza para o nosso corpo, alegria para a nossa alma!’. Graças Pai, porque o Senhor nos procura, quando nós vos procuramos! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai amado, na graça e na unção de vosso Espírito Santo, dai-nos sabedoria e entendimento para ‘reconhecermos as próprias ambiguidades e fraquezas e a necessidade de vosso auxílio, ouvindo a voz de Jesus e abrindo-lhe a porta da nossa vida, para que entre, faça morada em nós e nos traga a salvação de uma eternidade feliz’. Amém!

Santa Maria, Mãe e Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ‘pelas pessoas com suas riquezas e bens, para que busquem beneficiar a vida dos pobres’, amém!

Brasília-DF., 20 de novembro de 2018
               Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário