12.11.18

LUCAS 17,1-6 - O ESCÂNDALO, O PERDÃO, A FÉ : REFLEXÃO DE ANINHA






Jesus adverte seus discípulos para se acautelarem e não serem motivo de escândalos... Os admoesta para compreender e perdoar o irmão que pecar contra eles...

Caríssimos, todos nós temos uma carga genética que pode nos surpreender negativamente em momentos de forte emoção e poderemos agir escandalosamente... A atitude dos apóstolos pedindo a Jesus para aumentar a fé neles, deve ser também a nossa atitude, em oração, de pedir ao Senhor, que aumente a nossa fé!

Jesus nos exorta a sermos misericordiosos como o Pai é misericordioso – Lc 6,36; a parábola do filho pródigo, nos ensina como exercitar essa misericórdia, acolhendo e perdoando – Lc 15,11s, e assim Jesus fez com o bom ladrão na cruz, que reconhecendo-se pecador, recebeu de Jesus a promessa de estar com ele no Paraíso – Lc 23,39-43!

'Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: “É inevitável que aconteçam escândalos. Mas ai daquele que produz escândalos! Seria melhor para ele que lhe amarrassem uma pedra de moinho no pescoço e o jogassem no mar do que escandalizar um desses pequeninos. 
                                   


Prestai atenção: se o teu irmão pecar, repreende-o. Se ele se converter, perdoa-lhe. Se ele pecar contra ti sete vezes num só dia e sete vezes vier a ti, dizendo: ‘Estou arrependido’, tu deves perdoá-lo”. Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!” O Senhor respondeu: “Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria”.' Lucas 17,1-6.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque sois compassivo, piedoso e cheio de amor para conosco – Sl 103,8; nos ensina a caminhar na fé e a conhecer a verdade da piedade que se apoia na esperança da vida eterna – Tt 1,1-3. Graças, Pai! Glórias e louvores a vós Senhor!

Pai Amado, na força de vosso Espírito Santo, infunde em nós ‘a fé, a ponderação, o perdão... Ajuda-nos Pai a evitar que as nossas imperfeições sejam obstáculo à caminhada dos irmãos e irmãs, sobretudo dos mais fracos; conceda-nos a graça ó Pai, de sermos sempre capazes de perdoar e acolher o pecador arrependido’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ‘pelas famílias para que vivenciem a paz e a harmonia como frutos da oração e do diálogo’, amando-se e respeitando-se, mutuamente, amém!

São Josafá – Bispo e Mártir – Ucrânia, 1580 – Bielorrússia, 1623.Trabalhou pela reforma da vida monástica e pela união da Igreja na Rússia com a Santa Sé, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo, amém!

Brasília-DF., 12 de novembro de 2018
              Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário