23.11.18

LUCAS 19,45-48 - JESUS PURIFICA O TEMPLO E AÍ ENSINA : REFLEXÃO DE ANINHA






O nosso testemunho, a manifestação pública da nossa fé cristã através da nossa participação na comunidade quer seja nas celebrações litúrgicas, quer seja nos eventos sociais da Igreja, são momentos especiais nos quais reforçamos os laços de fé, de amor, de devoção ao Senhor nosso Deus e Pai e que se entrelaçam – naturalmente, como em um liame de amor de amizade sincera, profícua, fraterna, solidária entre os irmãos e irmãs com os quais convivemos, amando-nos e respeitando-nos mutuamente... 


São Paulo nos diz que somos templos de Deus e que o Espírito de Deus habita em nós - 1Cor 3,17.

                                                               

'Naquele tempo, Jesus entrou no Templo e começou a expulsar os vendedores. E disse: “Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’. No entanto, vós fizestes dela um antro de ladrões”. Jesus ensinava todos os dias no Templo. Os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os notáveis do povo procuravam modo de matá-lo. Mas não sabiam o que fazer, porque o povo todo ficava fascinado quando ouvia Jesus falar.' Lucas 19,45-48. 


Diz-nos a Igreja que 'Jesus subiu ao templo como quem sobe ao lugar privilegiado de encontro com Deus. O templo é para Ele a casa do seu Pai, uma casa de oração, e indigna-Se com o fato de o átrio exterior se ter tornado lugar de negócio. Se expulsa os vendilhões do templo é pelo amor zeloso a seu Pai: “Não façais da casa do meu Pai casa de comércio”. “Os discípulos recordaram-se de que estava escrito: "O zelo pela tua casa devorar-me-á" - Sl 69,10; Jo 2,16-17. Depois da ressurreição, os Apóstolos guardaram para com o templo um respeito religioso. CIC 584'.    

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque ‘a vossa palavra nos alegra e nos compromete com a prática de Jesus, o qual nos ensina a repudiar o uso fraudulento da religião, prejudicial à vivência do sagrado’. Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na graça e na unção de vosso Espírito Santo, 'fortaleça e anime pessoas que se empenham em edificar comunidades vivas, fraternas que se reúnem para consolidar a fé e o compromisso com Jesus'!  Ajuda-nos, ó Pai, e modifica-nos, transforma-nos, converte-nos, capacita-nos, para fazermos a vossa vontade e sermos considerados  templos dignos do Senhor! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e por todas as pessoas que meditam a Palavra de Deus, vivenciando-a em suas vidas, testemunhando-a e anunciando-a, às Nações! Amém!

Brasília-DF., 23 de novembro de 2018
              Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário