3.10.20

LUCAS 10,17-24 - VOLTA DOS SETENTA E DOIS DISCIPULOS : REFLEXÃO DE ANINHA

 



A Igreja celebra a Memória dos Santos André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro Presbíteros, e Companheiros, Mártires. Em 16 de junho de 1645, os mártires André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e seus 27 companheiros leigos foram martirizados. Os fiéis estavam participando da missa dominical, na Capela Nossa Senhora das Candeias, no Engenho Cunhaú, no município de Canguaretama. Foram mortos mais de 80 fiéis, sendo 30 beatificados por São João Paulo II em 2000. O Papa Francisco os canonizou em 2017. Liturgia

Caríssimos, o Brasil quando descoberto foi denominado Terra de Santa Cruz, composto inicialmente por cristãos católicos... O martírio de André e outros missionários na celebração de hoje, foi praticado por pessoas intolerantes com a fé cristã. Cerca de cinco séculos depois, a intolerância um tanto, disfarçada, continua em nossos dias para com aqueles que proclamam nosso Deus e Pai como criador de tudo e de todos...

Percebe-se que a regra matemática preferida de Deus é a multiplicação do Bem e assim devemos ser a testemunhar a nossa fé, em gestos, palavras e ações.. Jesus escolheu, chamou, instruiu e enviou em missão um primeiro grupo, composto de 12 discípulos...Depois multiplicou por 6 e enviou os 72 com a mesma finalidade, isto é, anunciar o Reino de Deus, curando as pessoas enfermas e libertando-as de todo mal... E, alegrando-se com os discípulos pelo sucesso da missão, Jesus louva e agradece ao Pai, como nos narra Lucas no Evangelho de hoje:                                                    


'Naquele tempo, os setenta e dois voltaram muito contentes, dizendo: “Senhor, até os demônios nos obedeceram por causa do teu nome”. Jesus respondeu: “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago. Eu vos dei o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo. E nada vos poderá fazer mal. Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu”. Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: “Felizes os olhos que veem o que vós vedes! Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir”.' Lucas 10,17-24 

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque nos diz a Igreja que ‘Desde o início, Jesus associou seus discípulos à sua vida – Mc 1,16-20; 3,13-19, revelou-lhes o mistério do Reino – Mt 13,10-17, deu-lhes participar de sua missão, de sua alegria – Lc 10,17-20 e de seus sofrimentos – Lc 22,28-30. Jesus fala de uma comunhão ainda mais íntima entre ele e os que o seguiriam: “Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. (...). Eu sou a videira e vós, os ramos “- Jo 15,4-5. Ele anuncia uma comunhão misteriosa e real entre seu próprio corpo e o nosso: “Quem se alimenta com a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele” - Jo 6,56. CIC 787. Graças, Pai. Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, ao comemorarmos todos os anos a paixão dos mártires santo André de Soveral e santo Ambrósio e companheiros, dai-nos a alegria de ver atendidas nossas preces, para imitarmos sua firmeza na fé. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espirito Santo.

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe para ‘que possamos fazer deste Mês Missionário uma verdadeira redescoberta de nossa Missão como cristãos’, ouvindo o Senhor, seguindo-o, vivenciando a Sua Palavra, anunciando-a e testemunhando-a como instrumentos do amor de Deus para um mundo melhor, a fim de merecermos adentrar em seu Reino de Amor! Amém!  

Brasília-DF., 03 de outubro de 2020

  Ana Pinto de Miranda Bessa

        À serviço do Senhor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário