2.10.20

MATEUS 18,1-5.10 : SANTOS ANJOS DA GUARDA - REFLEXÃO DE ANINHA

 


A Igreja celebra a Memória dos Santos Anjos da Guarda, que nos lembra do ministério benevolente dos anjos ao longo da história da salvação. Os patriarcas, os profetas e todo o povo de Israel experimentaram a providência divina pela mediação dos anjos. Também os apóstolos Pedro e Paulo foram ajudados por eles. Até hoje, eles vigiam com amor e poder sobre a vida de cada um de nós. Liturgia

Caríssimos, em nenhum momento estamos sozinhos porque Deus conhece a nossa fragilidade e com os nossos Anjos da Guarda nos cerca de carinho e proteção... Assim como os pintinhos da mamãe galinha os acolhe e os protege sob suas asas, assim é Deus Altíssimo conosco seus filhos amados – Sl 17,8; Lc 13,34.

Mamãe tinha na parede da sala um quadro com um grande Anjo a proteger duas crianças pequeninas quando atravessavam sozinhas uma ponte estreita, sobre um córrego de águas correntes... Todas as vezes que vejo esse ícone, me vem à mente a minha infância, quando com 5-6 vivenciei duas experiências com meu bom Anjo da Guarda, e, outras tantas, quando adulta... Assim, quando Jesus nos diz que os anjos das crianças no Evangelho de hoje veem a face do Pai, Jesus nos revela a unicidade divina onisciente, onipresente e onipotente - de um liame de amor, entre os nossos Anjos da Guarda, com o Pai e com Ele, em nós, conosco, através do Espírito Santo!

                                      



'Naquela hora, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos Céus?” Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles e disse: “Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus. E quem recebe em meu nome uma criança como esta, é a mim que recebe. Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus".' Mt 18,1-5.10

Pai Santo Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque desde Abraão em Mambré; com seu Filho Isaac - dentre outros, com Maria e José, Zacarias, e, no Sepulcro de Jesus – quando ressurreto, Deus envia os seus Anjos para nos trazer a sua Boa Nova! Graças Pai, porque a Igreja nos ensina,  que ‘Desde o início – Mt 18,10 até a morte – Lc 16,22, a vida humana é cercada pela proteção – Sl 34,8; 91,10-13 dos anjos e por sua intercessão Jó 33,23-24; Zc 1,12; Tb 12,12. “Cada fiel é ladeado por um anjo como protetor e pastor para conduzi-lo à vida”. Ainda aqui na terra, a vida cristã participa, na fé, da sociedade bem-aventurada dos anjos e dos homens, unidos em Deus’. CIC 336

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, que na vossa misteriosa providência mandais os vossos Anjos para guardar-nos, concedei que nos defendam de todos os perigos e gozemos eternamente do seu convívio. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, graças Mãe, porque ao acolher o Anjo Gabriel e à mensagem de Deus que conceberias no vosso ventre e darias à luz Jesus, ao aquiescer com o vosso ‘sim’ a vontade de Deus trouxe-nos Jesus Salvador – Lc 1,26-35; Jo 4,41, para também estar conosco todos os dias, até a consumação dos séculos – Mt 28,20, amém!

Brasília-DF., 02 de outubro de 2020

  Ana Pinto de Miranda Bessa

           À serviço do Senhor!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário