31.10.20

LUCAS 14,1.7-11 - OS LUGARES NO BANQUETE : REFLEXÃO DE ANINHA

 


Minha mamãe Carmem nasceu em 1910 e morava em fazenda no município de Cáceres-MT., fronteira com a Bolívia. Não foi alfabetizada, porque apenas aos homens era permitido aprenderem a ler e o tio João irmão caçula dela, era quem lia a Bíblia para as mulheres da família.

Atualmente, em casa, graças a Deus, temos seis Bíblias, duas bem usadas ainda:  da Paulinas, ‘imprimatur’ de 1933, presente da mamãe do meu esposo para ele; uma tamanho Família da Barsa 1973; minhas: da Ave Maria, quando Serva da RCC – Renovação Carismática Católica; de Jerusalém 1993, também bem usada; adquiri outra em 2004; da CNBB 2006 e a mais recente editada em 2014, da Paulus, presente de uma sobrinha em janeiro deste ano.

Caríssimos, o Evangelho de hoje me traz sempre belas recordações do curso ginasial – em Cuiabá-MT. que gosto de relembrar... Quando adolescente, guardei na mente e no coração, dentre outros, este ensinamento dado por Jesus, através do Professor Cesário Neto que editou uma Apostila intitulada ‘Trechos Selecionados de Cesário Neto’ na década de 60. E, até então, na minha casa de origem, ainda não tínhamos Bíblia... Deve ser por isso que aqui em casa temos tantas; e eu as consulto constantemente... Acolhamos pois, a Palavra de Jesus, porque são palavras de vida eterna – Jo 6,68!                                                        


'Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então, contou-lhes uma parábola: “Quando tu fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu, e o dono da casa, que convidou os dois, venha te dizer: ‘Dá o lugar a ele’. Então tu ficarás envergonhado e irás ocupar o último lugar. Mas, quando tu fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Assim, quando chegar quem te convidou, te dirá: ‘Amigo, vem mais para cima’. E isso vai ser uma honra para ti diante de todos os convidados. Porque quem se eleva, será humilhado e quem se humilha, será elevado”.' Lucas 14,1.7-11

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque suscitas nos corações de vossos filhos amados anunciar a Boa Nova do vosso Reino de Amor  às pessoas, e, graças à Escola que frequentei, me possibilitou agir em todos os lugares com humildade, cautela e bom senso, por causa deste aprendizado, sendo sempre bem acolhida aonde quer que eu chegue... Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo para nos dar sabedoria e discernimento quanto à pratica da humildade, da caridade em nossa conduta, no nosso modo de ser e de agir, respeitando sempre os limites de cada pessoa, para então sermos acolhidos com respeito e dignidade... 'Conceda-nos ó Pai, a graça deste entendimento e deste empenho' e ajuda-nos a fazer a vossa vontade, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula dócil e fiel, nosso exemplo, modelo e mestra, rogai a Deus por nós Mãe para que sejamos ‘misericordiosos em transmitir, anunciar, espalhar a solidariedade do amor de Deus aos outros', onde quer  que nós estejamos, amém!

Brasília-DF., 31 de outubro de 2020

    Ana Pinto de Miranda Bessa

                À serviço do Senhor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário