24.10.20

LUCAS 13,1-9 - APELO À CONVERSÃO. PARÁBOLA DA FIGUEIRA ESTÉRIL : REFLEXÃO DE ANINHA

 


Caríssimos, a bondade e a misericórdia de nosso Deus e Pai são eternas; pois, como um pai é compassivo com seus filhos, Ele é compassivo conosco que o amamos, tememos, respeitamos – Sl 103,13, e Jesus nos revela isso na parábola  da figueira que não vem dando figos do Evangelho de hoje, que, se erramos, Ele nos dará nova oportunidade de nos redimirmos e nos convertermos...

Jesus, que em tudo agradou ao Pai  - Jo 8,29, nos ensina o jeito de ser e de viver compatível com aquilo que Ele, Pai, espera de cada um de nós... É fato  que todos morreremos, mas para nós que acreditamos, confiamos e esperamos em nosso Deus Criador, a compensação eterna dos dons que partilhamos, nos será dada pelas escolhas que em vida fizemos - Mt 25,31s.                                                       


'Naquele tempo, vieram algumas pessoas trazendo notícias a Jesus a respeito dos galileus que Pilatos tinha matado, misturando seu sangue com o dos sacrifícios que ofereciam. Jesus lhes respondeu: “Vós pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus, por terem sofrido tal coisa? Eu vos digo que não. Mas se vós não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo. E aqueles dezoito que morreram, quando a torre de Siloé caiu sobre eles? Pensais que eram mais culpados do que todos os outros moradores de Jerusalém? Eu vos digo que não. Mas, se não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo”. E Jesus contou esta parábola: “Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Foi até ela procurar figos e não encontrou. Então disse ao vinhateiro: ‘Já faz três anos que venho procurando figos nesta figueira e nada encontro. Corta-a! Por que está ela inutilizando a terra?’ Ele, porém, respondeu: ‘Senhor, deixa a figueira ainda este ano. Vou cavar em volta dela e colocar adubo. Pode ser que venha a dar fruto. Se não der, então tu a cortarás!’” Lucas 13,1-9 

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus ‘ao exortar-nos à conversão, quer abrir os nossos olhos, a nossa mente, o nosso coração  para imitar  o seu exemplo - que poderá nos fazer mais felizes,  e assim agradarmos à  Vós, ó Pai,  quando então, com a vossa graça,  produziremos frutos de amor, perdão, humildade!’ Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo e dai-nos compreender que em seguindo Jesus, não estaremos isentos de sofrimento, pois no mundo teremos tribulações, mas Ele venceu o mundo – Jo 16,33 e com Ele, ‘descobrimos uma nova forma de felicidade: a promessa da bem-aventurança – a felicidade espiritual – a cada um de nós que segue seus ensinamentos’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus ‘pelo nosso País, para que, em meio às dificuldades políticas, econômicas e sociais, possa encontrar na Palavra de Deus a orientação e a sabedoria de que necessita’. Ajuda-nos, Mãe a que ‘deixemos o Senhor “cavar” e “colocar adubo” em nossas vidas, moldando-nos segundo os desígnios do Pai’. Amém!

Brasília-DF., 24 de outubro de 2020

     Ana Pinto de Miranda Bessa

                À serviço do Senhor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário