22.10.20

LUCAS 12,49-53 - FOGO E DIVISÃO : REFLEXÃO DE ANINHA

 


Caríssimos, sabemos, dentre outros, que as operações matemáticas: somar, subtrair, multiplicar, dividir, representam, simbolizam números que identificam a função e objetivo de cada uma delas... Jesus para alimentar a multidão, com 5 pães e 2 peixes, os multiplicou e fartamente a alimentou – Jo  6,1-14; o Pai, o Filho   e o Espírito Santo, somam,  representam o conjunto em Unidade – Deus Uno e Trino; a divisão que Jesus nos revela no Evangelho de hoje  qualifica e determina aqueles que acolhem ou rejeitam os seus ensinamentos segundo sua própria vontade, subtraindo-se a si mesmos do Senhor, a fim de levar a  vida como querem, porque 'Deus propõe, não impõe'...

Assim como a divisão especifica, qualifica, determina ‘quem é quem’ diante de Deus, ‘a ação do Messias dos pobres é como fogo lançado sobre a terra: denuncia a injustiça e a falta de paz, exigindo decisão: ou aderir a ela e assumir as consequências que daí provêm, ou permanecer em ambiente de paz ilusória’. A decisão é nossa...                                                         


'Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: “Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! Devo receber um batismo, e como estou ansioso até que isso se cumpra! Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão. Pois, daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; ficarão divididos: o pai contra o filho e o filho contra o pai; a mãe contra a filha e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora e a nora contra a sogra”.' Lucas 12,49-53 

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque a Igreja nos ensina que ‘a adesão a Jesus sempre exige conversão – renúncia de si mesmo – Lc 9,23, a tomada da própria cruz e a perda da própria vida’! Se amamos verdadeiramente Jesus estejamos com o nosso coração aberto e receptivo para acolhe-Lo, vivenciando os seus ensinamentos, testemunhando-o, e anunciando-o, onde quer que nós estejamos! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na força e na unção de vosso Espírito Santo, dai-nos sabedoria e discernimento para ‘que aceitemos as divisões que Jesus traz para a nossa vida e por vossa graça, nos separemos dos hábitos e das atitudes que são irreconciliáveis com uma vida em união com Jesus’. Ajuda-nos ó Pai, para ‘que o fogo do vosso Espírito Santo nos abrase, consumindo toda falsidade, e tornando-nos e a nossa comunidade zelosos pela justiça, pela sabedoria e pela santidade’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, que sempre fez a vontade de Deus, rogai por nós Mãe  para que ‘jamais nos separemos do Senhor, para que unidos a Ele, tenhamos a coragem de enfrentar as divisões impostas pelo Evangelho e perseverar em amor, mesmo com aqueles que não querem ou não podem caminhar conosco’. Amém!

Brasília-DF., 22 de outubro de 2020

    Ana Pinto de Miranda Bessa

               À serviço do Senhor!

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário