15.10.20

LUCAS 11,47-54 - CRÍTICA AOS FARISEUS E MESTRES DA LEI : REFLEXÃO DE ANINHA

 

A Igreja celebra a Memória de Santa Teresa de Jesus, Virgem Doutora. Teresa – 1515-1582, mulher dotada de extraordinários dons, tanto de espírito quanto de coração, entrou aos vinte anos no Carmelo de Ávila, onde concebeu e realizou a reforma que recebeu o seu nome. Uniu à contemplação uma intensa atividade como reformadora da Ordem Carmelitana. Fiel à Igreja, no espírito do Concílio de Trento, contribuiu para a renovação da comunidade eclesial. Deixou na sua autobiografia e nos seus escritos de espiritualidade textos de profunda experiência mística. O Papa São Paulo VI declarou-a Doutora da Igreja em 27 de setembro de 1970. Liturgia

Caríssimos, nem sempre em vida receberemos os louvores pelos nossos bons feitos ... Santa Teresa quatro séculos depois de sua morte, fora mundialmente reconhecida como Bem-Aventurada para nos testemunhar que vale a pena colocarmos nossos dons à serviço do Senhor – Caminho, Verdade e Vida, que nos conduz ao Pai – Jo 14,6!

Como filhos adotivos em Cristo Jesus, pela graça do Pai - Ef 1,5, a nossa fé em Deus é herdada de nossos ancestrais, e como eles, nós ‘acreditamos em Deus Pai todo-poderoso Criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Cremos em Jesus Cristo seu Filho unigênito’, a nós enviado para nos salvar – Jo 3,16; e, no Evangelho de hoje Jesus faz memória da morte de Abel até Zacarias - mistério divino de Deus desde os primórdios dos tempos dos quais serão pedidas contas do sangue derramado...                                                     


'Naquele tempo, disse o Senhor: “Ai de vós, porque construís os túmulos dos profetas; no entanto, foram vossos pais que os mataram. Com isso, vós sois testemunhas e aprovais as obras de vossos pais, pois eles mataram os profetas e vós construís os túmulos. É por isso que a sabedoria de Deus afirmou: Eu lhes enviarei profetas e apóstolos, e eles matarão e perseguirão alguns deles, a fim de que se peçam contas a esta geração do sangue de todos os profetas, derramado desde a criação do mundo, desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o santuário. Sim, eu vos digo: serão pedidas contas disso a esta geração. Ai de vós, mestres da Lei, porque tomastes a chave da ciência. Vós mesmos não entrastes, e ainda impedistes os que queriam entrar”. Quando Jesus saiu daí, os mestres da Lei e os fariseus começaram a tratá-lo mal, e a provocá-lo sobre muitos pontos. Armavam ciladas, para pegá-lo de surpresa, por qualquer palavra que saísse de sua boca.' Lucas 11,47-54

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós acreditamos, confiamos e esperamos em vós e em Jesus Cristo, vosso Filho amado – Mt 17,5!   Graças Pai, porque ao presenciarmos no mundo tanta rejeição à pessoas que pensam e agem de modo diferente, e, pelo fato de fazerem unicamente o bem, muitas são mortas, eliminadas, mas Jesus nos exorta e consola sobre o juízo final, onde todos receberão o premio ou o castigo, pelo bem ou pelo mal, respectivamente, que aqui fizeram, ou seja nada passa despercebido aos olhos do Pai – que tudo sabe e tudo vê – Sl 139! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, que pelo vosso Espírito fizestes surgir Santa Teresa para recordar à Igreja o caminho da perfeição, dai-nos encontrar sempre alimento em sua doutrina celeste e sentir em nós o desejo da verdadeira santidade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula dócil e fiel, nosso exemplo, modelo e mestra rogai a Deus ‘por todos nós cristãos, para que possamos ser verdadeiros discípulos missionários, sal da terra e luz do mundo em meio à sociedade’. Ajuda-nos Mãe, a fazermos a vontade do Senhor! Amém!

Brasília-DF., 15 de outubro de 2020

Ana Pinto de Miranda Bessa

           À serviço do Senhor!


 







Nenhum comentário:

Postar um comentário