9.10.20

LUCAS 11,15-26 - JESUS E BELZEBU : REFLEXÃO DE ANINHA

 


 

Na minha juventude, quando uma pessoa era criticada pelos seus bons feitos, dizia-se que a autora da crítica, era ‘despeitada’ - maldosa, fazia oposição, como uma forma mais suave de dizer que era invejosa porque esta, não conseguia ser simpática, acolhedora, nem  atrair a atenção que gostaria para si mesma...

Por décadas, aqui no Brasil, vivemos uma alternância de poder combinado, que culminou com uma corrupção generalizada entre os empoderados egoístas que acumularam fortunas ilícitas com o dinheiro que deveria ser para o bem de todos... E, o povo, que elegeu pelo voto democrático o agora Presidente Jair Messias Bolsonaro – este, rompeu com a velha política useira-vezeira do bem que é do povo, e hoje ele sofre críticas em tudo de bom que está a fazer, mas os ‘despeitados’ maldosos, não  o veem assim, tal qual Jesus vivenciou no Evangelho de hoje...                                                        


'Naquele tempo, Jesus estava expulsando um demônio. Mas alguns disseram: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios”. Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra. Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou. Quem não está comigo, está contra mim. E quem não recolhe comigo, dispersa. Quando o espírito mau sai de um homem, fica vagando em lugares desertos, à procura de repouso; não o encontrando, ele diz: ‘Vou voltar para minha casa de onde saí’. Quando ele chega, encontra a casa varrida e arrumada. Então ele vai, e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele. E, entrando, instalam-se aí. No fim, esse homem fica em condição pior do que antes”.' Lucas 11,15-26

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, a Igreja nos ensina que ‘Jesus acompanha suas palavras com numerosos “milagres e sinais” – At 2,22, que manifestam que o Reino está presente nele. Atestam que Jesus é o Messias anunciado – Lc 7,18-23, e os sinais operados por Ele testemunham que vós, ó Pai o enviastes – Jo 5,36; 10,25... Apesar de seus milagres tão evidentes, Jesus é rejeitado por alguns – Jo 11,47-48; até o acusam de agir por intermédio dos demônios – Mc 3,22. CIC 548. E assim, até os nossos dias, caminha a humanidade...

Pai Amado, pela força de vosso Espírito Santo, dai-nos compreender ‘... que Jesus cumpre à perfeição a vocação de Israel: contrariamente aos que provocaram outrora a vós Senhor durante quarenta anos no deserto – Sl 95,10. Cristo se revela como vosso Servo totalmente obediente à vossa vontade. Nisso Jesus é vencedor do Diabo: ele “amarrou o homem forte” para retomar-lhe a presa – Mc 3,27. A vitória de Jesus sobre o tentador no deserto antecipa a vitória da paixão, obediência suprema de seu amor filial a vós, ó Pai.”. CIC 539. Ajuda-nos Senhor, nosso Deus e Pai, a sermos fieis seguidores de Jesus, obedientes e dóceis à sua Palavra e aos seus ensinamentos, e livra-nos Senhor do mal e dos maus! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ‘por todas as famílias que vivem situações de conflito e divisão, para que o amor de Jesus as toque e cure; rogai Mãe, pelos injustiçados e perseguidos, para que encontrem pessoas amigas que verdadeiramente os apoiem naquilo que fazem para o bem comum de todos, ajudando-os a atravessar momentos difíceis  que porventura estejam a enfrentar'. Amém!

Brasília-DF., 09 de outubro de 2020

   Ana Pinto de Miranda Bessa

              À serviço do Senhor


Nenhum comentário:

Postar um comentário